Logo Folha de Pernambuco

Chuvas

Compesa anuncia suspensão do abastecimento de água devido às chuvas na RMR

A Companhia informou que, aos sistemas serem reestabelecidos, a população será informada

Sistema Tapacurá abastece 25% da Região Metropolitana do RecifeSistema Tapacurá abastece 25% da Região Metropolitana do Recife - Foto: Divulgação/Compesa

A Compesa anunciou, neste sábado (28), a suspensão parcial ou total dos abastecimentos de água em alguns municípios da Região Metropolitana do Recife devido às fortes chuvas que atingem a RMR desde a segunda-feira (23). A Companhia Pernambucana de Saneamento afirmou que diversas unidades operacionais estão sem energia elétrica ou paradas por motivos de segurança e a pausa no abastecimento se dá para proteger áreas de risco, além das orientações das Defesas Civis municipais. 

Camaragibe foi a localidade mais afetada, com a totalidade do município sem o abastecimento de água. 

No Recife, os bairros afetados pelas quedas de energia elétrica são o Curado 4 e Curado 5, enquanto no município de Olinda, apenas 50% da produção normal da Compesa está funcionando, o que está causando uma queda de pressão de água e a falta dela em alguns pontos da cidade. 

Em Jaboatão dos Guararapes, os bairros Dois Carneiros, Jardim Quitandinha, Zumbi do Pacheco, UR-11 e Alto Santa Rosa estão sem fornecimento de água desde a noite da sexta-feira (27). Devido à continuidade das chuvas fortes, Muribequinha, Jaboatão Centro, Santana e Socorro também estão sem fornecimento a partir deste sábado (28). 

Para atender os protocolos de segurança, o abastecimento dos bairros Vila Torres Galvão e Arthur Lundgren I e II, no município de Paulista, também foi interrompido desde a sexta-feira (27). As áreas de morros são consideradas de risco pela Defesa Civil, mas a depender das intensidades das chuvas, o abastecimento pode voltar a normalidade no domingo (29). 

Também em Paulista o Conjunto Antônio Maria, Lot. Alameda, Jaguarana, Riacho de Prata I, parte de Maranguape 2 e parte do bairro de Pau Amarelo estão sem o abastecimento por causa da queda de energia nas unidades que atendem as áreas. 

Os bairros Bela Vista (parte alta), Galinha D'água, João Paulo II (parte baixa), COHAB, Alto da Estrela e Alto da Liberdade, no município de Moreno, estão sem o serviço pelo rompimento de um componente em um conjunto de bombas da ETA Moreno. 

Em São Lourenço da Mata, parte de uma ponte do município se partiu e arrastou a tubulação do local responsável pelo abastecimento de água do Parque do Capibaribe e devido aos reparos, foi necessário a suspensão  da Estação de Tratamento de Água - ETA Várzea Una, impactando o abastecimento de toda a cidade. 

A Compesa informou que possui equipes em campo atuando nas situações emergenciais e pede a compreensão dos moradores até a normalização dos sistemas e das condições seguras estabelecidas pelas Defesas Civis de cada município. 

De acordo com a nota, a medida que o abastecimento seja restabelecido, a população será comunicada e a Neoenergia também foi notificada para restabelecer a energia das unidades prejudicadas. 

Para contatar a Companhia, a Compesa disponibiliza o número 0800 081 0195, ou o site www.compesa.com.br e o aplicativo Compesa Mobile.

Veja também

Hezbollah diz ter lançado foguetes contra base israelense perto de Tel Aviv
Hezbollah

Hezbollah diz ter lançado foguetes contra base israelense perto de Tel Aviv

Equador: empresários denunciam cortes de energia que afetam setor produtivo
Equador

Equador: empresários denunciam cortes de energia que afetam setor produtivo

Newsletter