Complexo de colonizado

Só faz sucesso por aqui, pelo Estado, o artista que tiver, primeiro, o reconhecimento fora

Carol BotelhoCarol Botelho - Foto: Cortesia

Em entrevista concedida pelo artista plástico Marcio Almeida, ele contou que a exposição inaugurada hoje no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) é a primeira individual que realiza em uma instituição pública em 30 anos de carreira! Impressionante como Pernambuco continua sofrendo do mesmo complexo de colonizado que acomete o Estado há décadas. Só faz sucesso aqui se fizer primeiro fora. Tanto é assim que quando se dá referência de um artista, seja de que área for, o interlocutor começa a dar interesse ao diálogo somente quando a conversa chega na parte “já expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, Europa, Estados Unidos, Cochinchina...”. Ou lá onde o vento faz a curva. Não importa, contanto que não tenha sido só aqui na terrinha, porque senão o coitado é um desprestigiado, provavelmente sem talento algum. Não é por acaso que muitos artistas resolvem viver fora daqui ou do País.

Fotografia > Quem estiver em Curitiba, a dica é conferir a exposição “Retratos Contemporâneos”, em cartaz até o dia 25, no Espaço Itaú Cultural do Shopping Crystal. A mostra engloba trabalhos de fotógrafos que mostram a sociedade por um olhar conceitual. Informações: www.shoppingcrystal.com.br. Acima, obra de Filipe Gorski.

Voadora > O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, deve atrair muitos visitantes para conferir, até 19 de fevereiro, a exposição “O Poeta Voador, Santos Dummont”. Ela venceu o Prêmio Internacional IDCA, na categoria de Melhor Cenografia de Exposição Temporária. Informações: ww.museudoamanha.org.br.

Veja também

Cipoma prende em flagrante seis suspeitos de desmatamento em São Lourenço
Meio ambiente

Cipoma prende em flagrante seis suspeitos de desmatamento em São Lourenço

EMA diz que vacina Johnson & Johnson deve incluir coágulos sanguíneos como efeitos colaterais raros
Imunizantes

EMA diz que vacina Johnson & Johnson deve incluir coágulos sanguíneos como efeitos colaterais raros