Confira a programação da Semana Santa nesta sexta

Celebração segue com paixão e morte de Jesus Cristo, com a Procissão do Senhor Morto, às 16h.

[610] Via Sacra[610] Via Sacra - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As celebrações da Semana Santa em Recife e Olinda continuam nesta sexta-feira (19), com a celebração da paixão e morte de Jesus Cristo, com a Procissão do Senhor Morto, às 16h, saindo da Arquidiocese de Olinda e Recife e seguindo pelo Sítio Histórico.

A quinta-feira (18), véspera da Sexta-feira da Paixão, foi marcada por eventos religiosos no Recife e em Olinda. Pela manhã, a Cidade Patrimônio recebeu a Missa da Crisma, na Catedral da Sé. Cerca de 300 padres e diáconos participaram do evento, que também realizou a renovação dos votos de compromisso com Deus e com a Igreja. Já durante a tarde, houve a missa do Lava-pés, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo. As duas cerimônias foram realizadas pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

A missa do lava-pés teve início às 16h e a tradicional lavagem dos pés contou com a participação de 12 moradores da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A dona de casa Maria dos Prazeres, 62, ficou bastante emocionada. “Tive muitas experiências na minha vida, mas essa para mim foi a maior de todas, a maior maravilha do mundo, me sinto honrada”, contou Maria. Entre os 12 fiéis haviam quatro venezuelanos que estão morando no Recife há 4 meses.

Leia também:
A devoção que renova penitências
Missa do Lava-pés reúne fiéis na comunidade do Pilar
Trânsito intenso rumo ao Interior na saída do feriadão


O arcebispo dom Fernando Saburido contou que se sente gratificado a cada ano pela realização da missa. “É sempre gratificante participar da missa do lava-pés. É muito importante trazer a missa para áreas carentes para que as autoridades voltem os olhos e realizem mudanças, enxerguem a população, se conscientizem”, explicou.

A missa contou com a lavagem dos pés, distribuição de hóstias, procissão pela comunidade e, por fim, com a distribuição de peixes para mais de 300 famílias. Um carro de som ampliou o alcance da missa para que os moradores da comunidade acompanhassem com maior qualidade a celebração.

Veja também

Secretário de Saúde de Pernambuco critica entraves diplomáticos que afetam vacinação no Brasil
Covid-19

Longo critica entraves diplomáticos à vacina: "Não podem colocar em xeque a saúde dos brasileiros"

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões
Economia

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões