Confira as dicas de Carnaval da cantora Nena Queiroga

Artista revela suas agremiações preferidas e divide o segredinho sobre suas produções para subir no palco

Nena Queiroga se reúne a artistas para homenagear o compositor Paulo DinizNena Queiroga se reúne a artistas para homenagear o compositor Paulo Diniz - Foto: Rafael Bandeira/Divulgação

Nena Queiroga é a convidada desta quarta-feira (31) da coluna Sucesso, uma parceria do Portal FolhaPE com o Sucesso.site, de Felipe, Eduarda e Camila Haeckel. Nena trocou a carreira no magistério pela de cantora, que concilia com trabalhos sociais junto a duas instituições, em Olinda e Sertânia. A cantora será a homenageada do Carnaval 2018 e dá dicas de produção, de blocos carnavalescos, prévias e muito mais.

"Carnaval é uma época mágica! Venho de uma família musical que conviveu desde sempre com essa festividade. Minha mãe, Mêves Gama, foi uma das maiores intérpretes de frevo que Pernambuco já teve. Cresci acompanhando minha mãe nos ensaios das orquestras em que ela cantava, nos festivais de frevo, e foi nesse universo que criei naturalmente essa relação com o frevo. E desde muito nova passei a defender essa música que amo tanto! O que mais me encanta é a diversidade cultural e os vários ritmos que compõem essa festa, seja o Frevo, o Caboclinho, o Maracatu, os Papangus. E simplesmente adoro que as pessoas gostam de entrar no clima, se fantasiando e se produzindo.

Nos anos 90 comecei a cantar com minha própria banda, a fazer shows todos os anos e nunca mais deixei de estar presente no Carnaval de minha cidade. Desde que comecei a cantar no Carnaval, passei a curtir e me envolver ainda mais com a festa, mas 2018 será ainda mais especial, serei homenageada junto com o compositor pernambucano J. Michiles. Me orgulho demais dessa trajetória e receber essa homenagem me deixa muito emocionada, honrada e imensamente feliz! Com mais vontade ainda de continuar defendendo e valorizando nosso Carnaval, nossos artistas e nossa cultura.

Passistas de frevo no Marco Zero

Passistas de frevo no Marco Zero - Foto: Divulgação


Nossa cidades irmãs, Recife e Olinda, têm o melhor Carnaval do mundo, afinal, somos a terra do Frevo! Antes mesmo do Carnaval começar, já temos prévias animadíssimas que agitam a cidade, divertem os foliões e vão deixando todos no clima da folia do momo. As minhas favoritas, são:

EM TODOS OS CARNAVAIS

Segura a seringa - 19 de Janeiro de 2018
O bloco é sempre alto astral e cheio de alegria! Cantei junto com o cantor baiano Saulo e a organização promete ouras atrações imperdíveis.

Balmasquê - 27 de Janeiro
Um dos bailes mais tradicionais do país, é um dos principais bailes da cidade e anima centenas de foliões todos os anos.

Baile Municipal - 03 de Fevereiro de 2018
Um dos eventos mais disputados pelos foliões, uma excelente opção para quem quer começar a curtir a folia mais cedo. Esse ano farei show e serei homenageada no baile.

Enquanto Isso na Sala de Justiça -10 de Fevereiro
Uma das principais prévias do Carnaval de Pernambuco, o bloco reúne milhares de foliões fantasiados com temas de personagens em quadrinhos e desenhos animados.

Queirogada - 08 de Fevereiro
Nossa batucada, organizada pela Família Queiroga, considerada por muitos a melhor prévia carnavalesca do Recife.

Eu acho é pouco - 2018
Tradicional bloco, fundado em 1976 em Olinda, promete repetir o sucesso das edições anteriores. Sai duas vezes durante o carnaval, no sábado de Zé Pereira e na Terça feira gorda.

Guaiamum treloso - 20 de Janeiro 2018
Sempre é um sucesso de público e animação garantida. Bloco super tradicional do carnaval da cidade.

Chegando no Carnaval, sábado é dia do maior bloco do mundo o Galo da Madrugada, que é incrível, democrático e multicultural. Apesar de ser a época em que mais trabalho e de me divertir muito em cima do palco.

O Galo da Madrugada que foi exposto em 2017 levou cores de grafitagem

Foto: Rafael Furtado

Na quarta-feira de Cinzas ainda tem folia? Tem, sim senhor! Ainda consigo brincar em blocos que são formados por músicos e técnicos que trabalharam durante todo carnaval e saem justamente na Quarta-feira de Cinzas, nas ladeiras de Olinda,
são eles:

A toque de Caixa
Bloco do case
Blocalhau e Esperança do Campo Grande
(serei homenageada por ambos)

As produções carnavalescas são um espetáculo à parte, para as minhas apresentações nos bailes e no Carnaval, conto com as produções de vários estilistas amados, todos sob a organização da minha incansável Pepita Ferreira, são eles:

Roupas:
Xuruca Pacheco
Refazenda
Eduardo Ferreira
Cassiano Silva
Eliane Melo
Walério Araújo
Mac Andrade
Babi Jacome
Loja Avesso
Loja Prazeres Accioly
Loja Colombina

Sandálias:
Jaílson Marcos

Acessórios:
Juana Moura
Edson

Brilho:
Contém Glitter

Produção:
Espaço Velvet- Zona Sul
Beauty bar -Zona Norte

Espero que gostem das minhas dicas. O bom mesmo é cair no frevo, entrar na folia e tornar o Carnaval 2018 inesquecível! Nos encontramos por aí!"

Bonecos gigantes


Nena Queiroga
Maria Consuelo Gama de Queiroga nasceu no Rio de Janeiro, em 1967 e desde 1973 vive no Recife onde aos 12 anos recebeu seu primeiro cachê como cantora. Daí em diante seu destino foram os palcos e a família: os filhos Yuri e Ylana, nascidos em casa, em partos humanizados e os netos Bento, Tomé e Flora. Formada em Magistério, Nena escolheu a música e seguiu com ela, deixando a formação acadêmica para trás por não conseguir conciliar a carreira de sucesso com outra profissão. Arranjou tempo para o trabalho social e nele encontrou sua consciência de sucesso. Hoje ela tem duas instituições sociais, a Creche Manuel Quintão, em Olinda, e o Lar Fraterno Vovô Cavendish, em Sertânia, no Sertão pernambucano, além de ser madrinha da Uma - União de Mães de Anjos. “Estou sempre fazendo trabalhos sociais para todos que me procuram”, revela a carioca que já recebeu os títulos de Cidadã Recifense e Cidadã de Pernambuco “com muito orgulho”.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Irlanda e País de Gales voltam a se confinar ante aumento dos casos de coronavírus
Segunda onda

Irlanda e País de Gales voltam a se confinar ante aumento dos casos de coronavírus

Cão que saltou em canal em Boa Viagem volta para casa
Folha Pet

Cão que saltou em canal em Boa Viagem volta para casa