Confira as prévias que agitam a semana pré-Carnaval

Até a abertura oficial do Carnaval do Recife, na sexta-feira, acontece muita coisa, começando pela Noite dos Tambores Silenciosos nesta segunda-feira

Noite dos Tambores SilenciososNoite dos Tambores Silenciosos - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

O Carnaval do Recife só é aberto oficialmente na sexta-feira (9), mas até lá existem várias opções para ir se “aquecendo” para cair na folia. A semana começa com a Noite dos Tambores Silenciosos, em Olinda, que vai percorrer as ruas do Sítio Histórico, com o tradicional banho de perfume na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde se fará um minuto de silêncio pedindo um Carnaval de paz.

O Baile Municipal da Pessoa Idosa agita o Classic Hall na terça-feira (6), com a Spok Frevo Orquestra, a partir das 14h. Um pouco mais tarde, acontece a Terça Negra Especial de Carnaval, no Pátio de São Pedro, região central do Recife, a partir das 20h, com apresentações de Coco, Maracatu Nação e Afoxé.

Leia também:
Hora de curtir o último fim de semana de prévias carnavalescas; agende-se
Último domingo pré-Carnaval tem Virgens de Bairro Novo e Tá Maluco


O Carnaval de Olinda será aberto na quinta-feira (8) num palco montado na Praça do Carmo, localizada no bairro homônimo. O evento começa às 16h, mas o shows estão previstos para a partir das 20h.

A sexta-feira (9) tem folia desde às 12h com o Dá o Loud, em frente ao C.E.S.A.R, na Rua Bione, no Bairro do Recife. Mas os destaques da sexta são o tradicional bloco Nem Sempre Lily Toca Flauta, que se concentra às 18h30 no palco montado na Praça do Arsenal e sai pelas ruas do Bairro do Recife da orquestra de frevo. Este ano, o bloco sugere a fantasia da pintora mexicana Frida Khalo. Segundo a organização, a ideia das fantasias é fazer uma homenagem às mulheres, simbolizadas através da imagem de Frida, um ícone de criatividade, resiliência e paixão, o que a identifica com os ideias do bloco.

O Carnaval do Recife será aberto às 18h da sexta-feira (9), data na qual o frevo, ritmo pernambucano patrimônio imaterial da humanidade, completa 111 anos. A programação da noite é aberta com o espetáculo O Frevo do Mundo, às 19h30, que vai contar a história do ritmo através da performance do Quinteto Violado e a Orquestra do maestro Duda, que levarão ao palco nomes como Antônio Nóbrega, Spok, e Banda de Pau e Corda, entre outros. Em seguida, os homenageados do Carnaval recifense, Nena Queiroga e Jota Michilles assumem a festa, cada um com um show biográfico que levará ao palco convidados especiais e trilhas sonoras que marcaram suas carreiras.

Confira a agenda da semana anterior ao reinado de Momo:


Segunda (5)


20h - Noite dos Tambores Silenciosos, concentração na Praça de São Pedro.

Terça (6)

14h - 17º Baile Municipal da Pessoa Idosa, no Classic Hall. A entrada é gratuita e o embalo fica por conta da Spok Frevo Orquestra.

18h30 - Tumaraca – Ensaio Geral das 13 Nações de Maracatu, no Marco Zero, Centro do Recife.

19h - Terça Lírica com o Bloco Flor da Lira, na Praça Monsenhor Fabrício, bairro do Carmo, Olinda.

19h - Acerto de Marcha do Bloco da Saudade, no Varadouro, Olinda.

20h - Terça Negra Especial de Carnaval, no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, região central do Recife. O evento é gratuito e conta com apresentações do Coco Casas Populares da BR 232, Abê Adu Lofé, Maracatu Nação Porto Rico e Afoxé Oxum Pandá.

Quarta (7)

14h - Bloco Me Segura senão eu Caio, na Praça da Torre, Zona Norte do Recife.

19h - Encontro de Caboclinhos e Tribos de Índios, na Praça do Arsenal, Centro do Recife.

19h - Acerto de Marcha do Bloco da Saudade, na Praça Maciel Pinheiro, bairro da Boa Vista, região central do Recife.

Quinta (8)

15h - Bloco Nem com uma Flor, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.

16h - Abertura do Carnaval de Olinda, no Pátio do Carmo. Os shows começam às 20h.

17h - Troça Carnavalesca Vamos Olinda, na Rua 13 de Maio.

18h - Troça Carnavalesca Garoto da Noite, no Clube Atlântico de Olinda.

18h - Tumaraca – Encontro das 13 Nações de Maracatu com participações especiais de Zé Brown, Isaar e Bongar, no Marco Zero, Centro do Recife. A concentração está marcada para às 16h30 na Rua da Moeda, de onde seguem em cortejo até o Marco Zero para a realização da Lavagem da Avenida Rio Branco.

19h - Acerto de Marcha dos Blocos Líricos, no Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio, região central do Recife.

Sexta (9)


12h - Dá o Loud, na Rua Bione, Bairro do Recife, em frente ao CESAR. A folia é animada pelo grupo de mulheres as Sambadeiras, Expresso Folia e Orquestra do Maestro Mendes

16 - Bloco Gota D'Água, na sede da Compesa, na Av. Cruz Cabugá, em Santo Amaro. O desfile sai às 20h30 em direção às imediações da Assembléia Legislativa, na região central do Recife. O cantor Silvério Pessoa é um dos destaques dos trios elétricos que prometem animar a prévia.

18h - Abertura do Carnaval do Recife, Palco Marco Zero, no Bairro do Recife. O evento é animado pelo espetáculo O Frevo do Mundo que vai contar a história do ritmo pernambucano e os shows dos homenageados, Nena Queiroga e Jota Michiles com músicas marcaram suas carreiras.

18h30 - Nem Sempre Lily Toca Flauta, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. Se apresentam o coral do bloco junto com Betto do Bandolim e sua orquestra no Palco do Arsenal, em seguida a Orquestra de Frevo de Bloco Levino Ferreira arrasta a multidão pelas ruas do Centro do Recife.

19h - Em Olinda, a T.C.M Vai Morrer Solteira reúne uma turma apaixonada pelo Carnaval. A concentração em frente ao Bento Ferreiro Pub, na Rua de São Bento, 225 - Carmo.

Veja também

Voluntário de testes da vacina de Oxford que morreu não recebeu a imunização
Testes

Voluntário de testes da vacina de Oxford que morreu não recebeu a imunização

Trump e Biden trocam ataques pessoais e mantêm civilidade em último debate duro
EUA

Trump e Biden trocam ataques pessoais e mantêm civilidade em último debate duro