Confira dicas de segurança antes de fretar veículos para viagens

A operação aconteceu nesta quinta-feira e orientou motoristas e passageiros quanto a regulamentação dos veículos que realizam transporte intermunicipal

Agentes da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) realizaram, nesta quinta-feira (27), operação na BR-101Agentes da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) realizaram, nesta quinta-feira (27), operação na BR-101 - Foto: Kleyvson Santos

Com a chegada das festas de fim de ano, a procura por serviços de fretamento oferecidos por empresas de viagens e passeios aumenta de maneira significativa. Foi pensando nisso que a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) realizou, na tarde desta quinta-feira (27), operação de fiscalização nas estradas.

A ação aconteceu no quilômetro 15 da BR-101, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, e contou com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Consórcio Grande Recife de Transporte. A orientação da EPTI para os usuários que pretendem contratar algum tipo de transporte intermunicipal é que verifiquem, antes da contratação, a validade do Cartão de Autorização Para Tráfego de Veículo. O documento é de obrigatoriedade para qualquer tipo de serviço de fretamento de passageiros realizado no estado.

Leia também:
Fiscalização reforçada e lombadas desligadas para o feriadão de Natal em PE
PRF flagra 243 veículos em excesso de velocidade na Serra das Russas


Os usuários também devem pedir o documento que comprova a contratação, por parte da empresa, do Seguro de Responsabilidade Civil, que garante a cobertura contra danos causados por acidentes. “Essa fiscalização é para a prevenção de acidentes e garantia que as empresas estejam regularizadas. Quando a empresa apresenta o Cartão de Autorização para o usuário, ela garante que foi fiscalizada e que o veículo foi vistoriado, tendo um laudo técnico de um engenheiro”, explica o coordenador técnico da EPTI, Luís Véras.

Apenas ônibus, micro-ônibus e vans são autorizados a fazer o transporte por fretamento intermunicipal. “Eles precisam ter também a placa de aluguel, de cor vermelha. Se não tiver a placa vermelha, é veículo de passeio, não estando regular ao realizar fretamentos”, completa Véras.

O motorista Sidney Fernandes foi parado pela operação,estava regular quanto à documentação exigida e elogiou a fiscalização. “Isso é muito bom, que seja assim todas as vezes. A segurança do passageiro é o mais importante, estar correto ajuda a todos”, comentou.

Em caso de autuação, a multa paga pelo infrator pode variar de R$ 300 a R$ 3.900. A regulamentação dos veículos de fretamento para viagens e passeios pode ser feita na sede da EPTI, localizada na Av. Cruz Cabugá, nº 1211, no bairro de Santo Amaro, Recife. Outras informações para a regulamentação podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3184-7700.

Veja também

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia
Educação

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia

Hospital de Salgueiro recebe novas estruturas e abrirá leitos de UTI neonatais e pediátricos
Sertão

Hospital de Salgueiro recebe novas estruturas e abrirá leitos de UTI neonatais e pediátricos