Confira dicas para quem não está interessado no Carnaval

Portal FolhaPE montou um roteiro especial de atividades para fugir da folia

Festival de Jazz de Gravatá Festival de Jazz de Gravatá  - Foto: Allan Torres/Secom Gravatá

As prévias que ocupam as ruas de Olinda e Recife desde o início de janeiro já anunciam a preparação para o Carnaval 2018. No entanto, assim como os blocos carnavalescos, que se preparam antecipadamente para a folia de Momo, há muitas pessoas que costumam se planejar, neste período que antecede a festa, para realizar diversas atividades durante os quatro dias de Carnaval.

“Não gosto muito do Carnaval porque além de ter muita gente, eu acho bastante perigoso. Prefiro lugares tranquilos, com poucas pessoas. A única coisa que eu curto é o feriado porque posso planejar viagens e descansar”, relatou a auxiliar administrativa Keyse Albuquerque, de 23 anos, que pretende viajar com a família para João Pessoa durante o feriado deste ano.

Leia também
Bairro do Recife atrai multidão em domingo de prévias
Fim de semana de prévias com vias interditadas no Recife

Pensando nisso, o Portal FolhaPE, montou um roteiro de atividades destinadas às pessoas que pretendem fugir da folia durante o feriado de Carnaval. De acordo com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), o Litoral Sul, como Porto de Galinhas e Serrambi, é uma alternativa usada para os que não são chegados às troças. Além das praias, a Seturel-PE também indica interiores como Bonito, Caruaru, Garanhuns, no Agreste do Estado, para aquelas pessoas que procuram lugares mais sossegados durante o Carnaval.

A cidade de Gravatá, no Agreste, também é considerada outra saída para os amantes da calmaria. É que entre os dias 10 e 13 de fevereiro a cidade espera receber 10 mil pessoas por dia durante a realização do Festival de Jazz da cidade. O evento, que acontece desde 2008, contará com uma infraestrutura montada especialmente para receber o público. “Nós temos a expectativa de receber entre manhã, tarde e noite cerca de 40 mil pessoas durante os quatro dias do evento. Além disso, vamos oferecer toda comodidade para o público como cadeiras e tendas para abrigo”, comentou um dos idealizadores do festival, Giovanni Papaleo. Os detalhes da programação completa da festa serão divulgados em coletiva ainda esta semana na próxima quarta-feira (7).

Festival de Jazz de Gravatá

Festival de Jazz de Gravatá - Foto: Allan Torres/Secom Gravatá

Acampamento
A Comunidade Maanaim, da Igreja Católica, também promove, durante os quatro dias de carnaval, eventos destinados para quem quer escapar da folia. Diferentemente do que se é proposto nos demais eventos, o acampamento deste grupo católico tem o objetivo de levar às pessoas renovo espiritual. “O acampamento é uma experiência única que envolve momentos de oração, autoconhecimento, relacionamento entre grupos e pessoas e descontração. Quem foi, nunca se arrependeu de ter deixado o Carnaval de lado”, disse Cynthia Vasconcelos, uma das coordenadoras do grupo.

Com um custo de R$ 180, podendo ser dividido em duas vezes no cartão de crédito, qualquer pessoa pode participar do evento, que neste ano acontecerá em uma fazenda em Chã Grande, Zona da Mata. Na taxa estão inclusos o transporte, alimentação e estadia para os 5 dias (do sábado de Carnaval à Quarta-feira de Cinzas).

Acampamento da Comunidade Maanaim, da Igreja Católica

Acampamento da Comunidade Maanaim, da Igreja Católica - Foto: Divulgação

Séries
Enfrentar maratona de séries tem sido cada vez mais habitual tanto entre os jovens como entre os adultos e pode ser outra opção de atividade para fazer durante a época de Carnaval. De acordo com um levantamento realizado no ano passado pela 7Park Data, empresa que usa contextualiza diversas informações não estruturadas em dados, revela que os assinantes da Netflix, maior provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, adoram dramas médicos e criminais. 

Cena da série Gilmore Girls

Cena da série Gilmore Girls - Foto: Internet/Reprodução

As séries mais procuradas na plataforma, ainda segundo a pesquisa, são Grey's Anatomy, Shameless e Criminal Minds e podem ser boas indicações para aqueles que gostarem de ficar mais reservados em casa. O estudo considerou mais de 1,4 mil séries de uma hora de duração presentes na Netflix. 

Apontadas como as séries mais assistidas pelos assinantes, Grey's Anatomy, Shameless, Criminal Minds, Supernatural, NCIS, Orange is the New Black, Gilmore Girls, The Walking Dead, Bones e Stranger Things são uma alternativa para os amantes das produções audiovisuais.

Veja também

Primeiras imagens do novo acelerador de elétrons do Brasil são de proteínas do novo coronavirus
Coronavírus

Primeiras imagens do novo acelerador de elétrons do Brasil são de proteínas do novo coronavirus

Brasil: 1.071 novos óbitos e mais 39mil casos da doença neste sábado
Covid-19

Brasil: 1.071 novos óbitos e mais 39mil casos da doença neste sábado