Feriado

Dia do Servidor Público: o que abre e o que fecha em Pernambuco nesta quarta-feira (28)

Nas universidades federais, o ponto facultativo do Dia do Servidor será movido para esta sexta-feira (30)

Museu da Cidade do RecifeMuseu da Cidade do Recife - Foto: divulgação

O funcionalismo público é celebrado nesta quarta-feira (28). O Dia do Servidor Público será de ponto facultativo para instituições municipais e estaduais em Pernambuco. Nas universidades federais no Estado, a data foi transferida para a próxima sexta-feira (30), quando não haverá funcionamento das unidades. 

Confira como será o funcionamento do serviço público em Pernambuco: 

Administração Federal: 

Agências do INSS: Não abrirão nesta quarta-feira (28). Mas os segurados ainda poderão agendar serviços via aplicativo de celular ou por meio do telefone 135 (funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve a pausa da data transferida para a sexta-feira (30), quando não haverá funcionamento na instituição. 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também estará sem funcionar na sexta-feira (30), data que vai substituir a comemoração do Dia do Servidor Público. 

Administração Estadual: 

Nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do governo do Estado, com exceção dos serviços indispensáveis, será ponto facultativo. 

Administração Municipal do Recife: 

O funcionalismo público municipal do Recife, assim como do Estado, terá ponto facultativo nesta quarta-feira (28). Confira: 

Cultura - Neste feriado do servidor público, o Museu da Cidade estará aberto das 10h às 16h. Os demais equipamentos culturais estarão fechados.

Lazer - Os parques da cidade funcionam normalmente. Mas o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não funcionarão. 

Esportes - As Academias Recife geridas pela PCR abrem normalmente.

Trânsito – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas estarão suspensos nesta quarta-feira (28). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente. 

Saúde - A maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quinta-feira (29).

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife (Curado) terá funcionamento normal durante este feriado. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, estarão abertas também as Maternidades Barros Lima, Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques.

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriado, das 7h às 12h, para os moradores do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta (29).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705. 

Assistência Social e Direitos Humanos - Não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos Cras e Creas, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

Hospital Veterinário - O Hospital Veterinário do Recife - HVR funciona normalmente.

Segurança - Devido ao feriado do Servidor Público, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados. 

Procon Recife- Não haverá atendimento presencial nesta quarta-feira (28).

Veja também

ONU condena 'racismo estrutural' no Brasil após assassinato de João Alberto
Racismo

ONU condena 'racismo estrutural' no Brasil após assassinato de João Alberto

Cisam, na Encruzilhada, ganhará centro de parto normal
Maternidade

Cisam, na Encruzilhada, ganhará centro de parto normal