Confira o que abre e o que fecha no feriadão do Natal

Feriado altera o funcionamento de shoppings centers, comércio, bancos e repartições públicas

Expectativa para o comércio durante o NatalExpectativa para o comércio durante o Natal - Foto: Julya Caminha/Arquivo Folha

O feriado do Natal, celebrado no dia 25, altera o funcionamento de shoppings centers, comércio, bancos e repartições públicas. A data, segundo o calendário cristão, celebra o nascimento de Jesus Cristo.

A celebração de Natal foi instituída em 350, século IV, pelo papa Júlio I. Depois de oficializada, a data entrou no calendário ocidental como dia santo. Para muitos, as comemorações natalinas simbolizam a chegada do “novo”, nascimento. Para outros, o significado é de festa popular, com rituais e decorações que marcam a chegada do ano novo.

Leia também
Fiscalização reforçada e lombadas desligadas para o feriadão de Natal em PE
Missa do Galo e o Culto de Natal não serão mais no Derby
Doutores da Alegria levam Auto de Natal para lar de idosos

Confira o que abre e o que fecha:

Shoppings
Shopping Recife (Boa Viagem) - O mall funciona das 9h às 23h no sábado (22) e domingo (23). Na segunda (24), horário especial das 9h às 18h. Na terça (25), as lojas funcionam das 12h às 21h e alimentação e lazer terão funcionamento facultativo.

RioMar Shopping (Pina) - As operações funcionam das 9h às 23h no sábado e no domingo. Na segunda, das 9h às 18h. Na terça, lojas fechadas e alimentação e lazer com funcionamento facultativo das 12h às 20h.

Shopping Boa Vista (Boa Vista) - O shopping funciona das 8h às 23h no sábado e das 9h às 22h no domingo. Na segunda-feira, 8h às 18h; e na terça, o horário será das 11h às 19h, com funcionamento facultativo apenas para lazer e praça de alimentação.

Shopping Tacaruna (Santo Amaro) - Funciona das 9h às 23h do sábado e das 10h às 22h do domingo. Na segunda, das 9h às 18h. Na terça, lojas fechadas e alimentação das 12h às 20h. Cinema conforme programação.

Plaza Shopping (Casa Forte) - Nos dias 22 e 23, o shopping funciona das 9h às 23h. No dia 24, o mall funcionará normalmente das 9h às 19h. No dia 25, lojas estarão fechadas; praça de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 21h, em regime facultativo; cinema conforme programação.

Paço Alfândega (Bairro do Recife) - O shopping estará aberto das 9h às 21h no sábado e no domingo. Na segunda, das 9h às 16h. Na terça, estará fechado.

Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes) - No sábado e domingo, o shopping estará aberto das 9h à 0h. Na segunda, o funcionamento vai das 9h às 19h. Na terça, as lojas ficam fechadas, mas as áreas de alimentação e lazer têm funcionamento facultativo das 12h às 21h.

Shopping Patteo Olinda (Olinda) - No sábado, funciona das 9h às 23h. No domingo, das 9h às 22h. Na segunda, das 9h às 18h. Na terça, facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h. Demais lojas fechadas.

Paulista Northway Shopping (Paulista)
- O mall funciona das 9h às 23h do sábado; das 10h às 22h do domingo; e das 9h às 19h da segunda. Na terça, lojas fechadas e alimentação e lazer das 12h às 21h.

Camará Shopping (Camaragibe)
- No sábado, funciona das 10h às 23h. No domingo, das 9h às 22h. Na segunda, abre das 9h às 19h. Na terça, o shopping não abre.

Shopping Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho) - Abre das 11h às 21h do sábado e do domingo. Na segunda, das 9h às 18h. Na terça, lojas fechadas e alimentação e lazer das 12h às 20h.

Bancos
As agências dos bancos públicos e privados abrirão das 8h às 10h nesta segunda-feira (24), sendo a próxima sexta (28) o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as atividades bancárias.

Durante o período de não funcionamento das agências, a população pode contar com os serviços alternativos de atendimento. Os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Compesa
Nos dias 24 e 25 de dezembro, os 172 pontos da Companhia Pernambucana de Saneamento não funcionarão. Serviços essenciais e de teleatendimento funcionarão normal nesse período.

Postos dos Expressos Cidadão
Os postos do Expresso Cidadão não funcionarão nos dias 22, 24 e 25 de dezembro.

Hemope
Os postos do Hemope não funcionarão no dia 25 de dezembro.

Veja também

Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco durante o feriado de São João (24)
Comércio e serviços

Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco durante o feriado de São João (24)

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19
Vacinação

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19