Notícias

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi na RMR

Confira as mudanças na lista preparada pelo FolhaPE

Abre e Fecha do Corpus ChristiAbre e Fecha do Corpus Christi - Foto: Paccelly Viana/Arte FolhaPE

Considerado ponto facultativo, feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (31), altera o funcionamento de escolas e universidades, mas afeta pouco o comércio. Em celebração na Catedral da Sé, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, explicou o significado da data.

"Corpus Christi é uma celebração que prolonga a Quinta-Feira Santa, quando celebramos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. Mas nesta data temos uma reflexão mais pastoral, quando lembramos que o corpo de Cristo nos é dado por amor". A data é a única do calendário da Igreja em que o Santíssimo Sacramento é exposto nas ruas.  

Leia também:
Governo de Pernambuco transfere feriado de Corpus Christi para 1º de junho
Católicos celebram Corpus Christi na Catedral da Sé


A solenidade de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no século XIII para celebração na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes, 60 dias após a Páscoa.

Confira as mudanças na lista preparada pelo FolhaPE.

Governo de Pernambuco
O Governo do Estado alterou o feriado para a sexta-feira, 1º de junhoA medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. Repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta funcionam normalmente nesta quinta e estão em ponto facultativo na sexta.

Prefeitura de Olinda
Em Olinda, o feriado foi transferido para a sexta-feira, 22 de junho, antevéspera de São João. Segundo nota da gestão municipal, a decisão foi motivada pela necessidade de restabelecer a normalidade da rotina de serviços no município, afetada pelo desabastecimento dos últimos dias.

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Em Jaboatão dos Guararapes, assim como Olinda, o feriado foi mudado para o dia 22 de junho

Prefeitura do Paulista
Na cidade do Paulista não haverá expediente nas repartições públicas na quinta e sexta. O serviço de coleta de lixo segue reduzido por conta do desabastecimento e os serviços de saúde priorizam as urgências. 

Universidades
As Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (URFPE) não terão expediente na quinta. O ponto facultativo já estava previsto nos calendários acadêmicos das instituições. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também não funciona nesta quinta. Devido à abastecimento não ter voltado totalmente à normalidade, a Universidade de Pernambuco (UPE) informou que não haverá aulas nesta quinta, mas que as atividades administrativas a capital e no interior serão normais. Já na sexta, a instituição não funcionará por causa da transferência, por parte do Governo do Estado, do feriado de Corpus Christi para o dia 1º.

Bancos
Agências estarão fechadas nesta quinta-feira (31). A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte, diz a associação. Na sexta (1º), o expediente será normal.

Shoppings
RioMar Shopping
- funciona normalmente, das 9h às 22h.
Shopping Boa Vista - funciona normalmente, das 9h às 21h.
Shopping Patteo Olinda - funciona normalmente, das 9h às 22h.
Shopping Tacaruna - funciona normalmente, das 9h às 22h.
Shopping Guararapes - funciona normalmente, das 9h às 22h. Banco do Brasil, Itaú, lotéricas e Detran do centro de compras estarão fechados.
Plaza Shopping - funciona normalmente, das 10h às 22h. A agência da Caixa do Plaza estará fechada.

Ministério Público do Trabalho
Todas as unidades do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (Recife, Caruaru e Petrolina), funcionarão normalmente. 

 

Veja também

Interferência na Petrobras eleva risco de falta de diesel; agricultura e varejo devem ser afetados
Brasil

Interferência na Petrobras eleva risco de falta de diesel; agricultura e varejo devem ser afetados

PF faz operações contra estudantes de medicina suspeitos de fraude no CadÚnico
Rio de Janeiro

PF faz operações contra estudantes de medicina suspeitos de fraude no CadÚnico