21 de abril

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes em Pernambuco

Abre e fecha do feriado de TiradentesAbre e fecha do feriado de Tiradentes - Foto: Paccelly Viana/Arte FolhaPE

O feriado de Tiradentes, celebrado nesta quarta-feira (21), altera o horário de funcionamento de comércio, shoppings e repartições públicas.

Como previsto no Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco, em vigor até o próximo domingo (25), os shoppings e comércios podem funcionar no horário praticado aos sábados e domingos. 

Na Região Metropolitana do Recife, o setor pode funcionar das 9h às 17h. No Interior do Estado, pode começar às 6h e encerrar às 17h, mas com um limite máximo de oito horas de funcionamento.

O Portal Folha de Pernambuco preparou um roteiro com os horários dos serviços neste feriado. Confira:

Comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as lojas de rua de Centro e bairros do Recife devem funcionar das 9h às 17h. A abertura é facultativa conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.

Shoppings

Shopping Recife (Boa Viagem)
Todas as lojas e alimentação funcionam das 9h às 17h.

RioMar Shopping (Pina)
Todas as lojas e alimentação funcionam das 9h às 17h.

Shopping Tacaruna (Santo Amaro)
Todas as lojas, incluindo a praça de alimentação, estarão abertas no horário especial das 9h às 17h.

As operações de lazer Taca Land, Game Station e o cinema UCI Kinoplex permanecem fechadas.

Shopping Boa Vista (Boa Vista)
Todas as lojas e alimentação funcionam das 9h às 17h.

Plaza Shopping (Casa Forte)
Funcionará em horário especial. Todas as lojas, incluindo a praça de alimentação, estarão abertas das 10h às 17h.

Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes)
Funciona no horário especial das 9h às 17h. 

Shopping Patteo (Olinda)
Funciona no horário especial das 9h às 17h.

Shopping ETC (Aflitos)
Lojas e praça de alimentação funcionam das 12h às 17h.

Paulista North Way Shopping (Paulista) 
Lojas e praça de alimentação funcionam das 10h às 17h e os serviços de delivery das 10h às 20h. Cinema, Park & Games, bancos, clínicas, cartórios, lotérica e oficina não irão funcionar.

Shopping Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho)
Todas as lojas e alimentação funcionam das 9h às 17h.

Shopping Igarassu (Igarassu)
Todas as lojas e alimentação funcionam das 9h às 17h.

Camará Shopping (Camaragibe)
Todas as lojas e alimentação funcionam das 9h às 17h.

Ferreira Costa
Tanto as lojas da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, quanto Tamarineira, na Zona Norte, e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, abrirão das 9h às 17h.

Tribunal de Justiça de Pernambuco
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai funcionar em regime de Plantão Judiciário. 

O horário de funcionamento dos plantões do 1° e 2° Graus de Jurisdição de toda a Justiça estadual será das 13h às 17h, com o atendimento, que acontece de modo remoto, sendo voltado para as demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros.

Detran-PE
Todas as unidades do Detran em todo o Estado estarão fechadas nesta quarta-feira.

Recife 

Pontos de vacinação 

A vacinação ocorre normalmente nos 11 pontos de drive-thru e nos seis centros de imunização durante o feriado de Tiradentes. 

Unidades de Saúde da Família (USF) do Recife

As USFs e as Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quinta-feira (22). 

Upinhas

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro). 

Hospitais 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Vacinação antirrábica ou antitetânica

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta-feira (22).

Assistência Social

Não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA)

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Hospital Veterinário do Recife

Devido ao feriado nacional de Tiradentes, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará, retomando os atendimentos de castrações, consultas e cirurgias eletivas e de urgência e emergência na quinta-feira (22). A unidade veterinária funciona regularmente de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados. O HVR está situado na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição para quem quiser aproveitar o feriado nacional de Tiradentes ao ar livre. O percurso fica disponível das 7h às 16h e conecta três rotas ao Marco Zero, no Recife Antigo, passando por diversos atrativos turísticos da cidade. Também estarão abertos para caminhadas e atividades individuais os parques Santana e Macaxeira, das 5h às 20h.

Jardim Botânico do Recife

O Jardim Botânico do Recife também estará aberto no dia de Tiradentes (21). O horário de funcionamento do local é das 9h às 15h. O JBR reabriu no começo de abril e segue obedecendo todas as regras necessárias para a contenção do coronavírus: além da obrigatoriedade do uso de máscara, o máximo de pessoas por grupo de visitantes é de oito pessoas, além disso, não são permitidas atividades que envolvam qualquer tipo de aglomeração, como piqueniques e ensaios fotográficos. 

Academia Recife

As unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta quarta-feira, devido ao feriado, mas voltam a funcionar normalmente na quinta (22).

Mercados Públicos e Feiras

Os 26 mercados e feiras públicas do Recife estarão abertos neste feriado (21) das 6h às 13h.

Museus e Teatros 

Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco por causa da Covid-19. 

Compaz e Bibliotecas Populares

Os equipamentos Compaz e Bibliotecas Populares estarão fechados neste feriado, com retomada das atividades na quinta-feira (22). 

Procon-Recife 

Não haverá atendimento no Procon Recife. Os consumidores podem acessar  o site procon.recife.pe.gov.br, no entanto as reclamações abertas na plataforma serão respondidas a partir  da  próxima quinta-feira (22)

Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)

As atividades Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin), foram reromadas neste mês de abril, mas nesta quarta-feira (21) estará fechado por causa do feriado. 

Trânsito 

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas foram suspensos devido à quarentena decretada pelo Governo do Estado.

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro.

Veja também

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes
Estados Unidos

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes