Confira o que abre e o que fecha no Recife no feriado de Nossa Senhora do Carmo

Agências bancárias estarão fechadas; o metrô funciona normalmente. Já a circulação de ônibus será equivalente a de um dia de domingo

Abre e Fecha - Nossa Senhora do CarmoAbre e Fecha - Nossa Senhora do Carmo - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Celebrado na próxima segunda-feira (16), o feriado municipal em comemoração a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, afetará o funcionamento do comércio da capital pernambucana. Os shoppings centers da cidade vão funcionar com horário reduzido, e as lojas dos bairros e Centro do Recife terão funcionamento facultativo, das 9h às 17h, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apenas grandes redes situadas na Avenida Conde da Boa Vista e Rua Nova pretendem funcionar durante o feriado.

Leia também
Basílica do Carmo recebe tradicional bênção dos escapulários
Festa de Nossa Senhora do Carmo tem início nesta sexta


Serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão, voltando às atividades  normalmente na terça-feira (17). Não funcionarão as agências dos Correios, o Expresso Cidadão e as bibliotecas. Os equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, como museus e galerias também estarão fechados. Serviços essenciais e emergenciais, como os hospitais, funcionarão normalmente.

Em relação mobilidade, o metrô do Recife também funcionará normalmente, já os ônibus circularão com frota equivalente a do domingo. Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito também manterão seu funcionamento normal, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078.

Comércio
No comércio, as lojas do centro e de bairros tem funcionamento facultativo das 9h às 17h. Os shoppings centers abrem, mas funcionam com horário alternativo que varia para cada um:

Shopping Recife - Das 12h às 21h - Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Shopping Tacaruna - Das 12h às 21h - Lojas, alimentação e lazer; Hiper Bompreço, Americanas e Le Biscuit, das 9h às 21h; Diagmax, das 6:30h às 21h; Cinema, conforme programação;

RioMar Shopping - Das 12h às 21h; Alimentação e lazer, das 11h às 22h; Cinemas, conforme programação;

Plaza Shopping - Das 12h às 20h - Lojas e alimentação e lazer; Cinemas, conforme programação;

Shopping Boa Vista
- Das 11h às 19h - Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Paço Alfândega
- Das 11h às 20h - Lojas, alimentação e lazer.

Serviços e órgãos públicos
Neste dia, os serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão, e voltarão a funcionar normalmente na terça-feira (17). Dos estabelecimentos públicos, não funcionarão; os correios, o expresso cidadão, as bibliotecas. Os equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, como museus e galerias também estarão fechados.
Serviços essenciais e emergenciais, como os hospitais, funcionarão normalmente.

Transporte
Em relação ao transporte público o metrô funciona normal, já os ônibus circularão com frota equivalente a do domingo.

Trânsito 
A sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estará fechada no feriado (16). No entanto, os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente, assim como o tele atendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078.

Bancos
Nos bancos, apenas os caixas eletrônicos estarão funcionando em horário normal nesta segunda. Nesses casos, a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como internet banking, mobile banking ou banco por telefone para fazer transações financeiras.

Comércio
O comércio do centro e bairros tem funcionamento facultativo das 9h às 17h .

Shoppings
Shopping Recife - Das 12h às 21h - Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Shopping Tacaruna - Das 12h às 21h - Lojas, alimentação e lazer; Hiper Bompreço, Americanas e Le Biscuit, das 9h às 21h; Diagmax, das 6:30h às 21h; Cinema, conforme programação;

RioMar Shopping - Das 12h às 21h; Alimentação e lazer, das 11h às 22h; Cinemas, conforme programação;

Plaza Shopping - Das 12h às 20h - Lojas e alimentação e lazer; Cinemas, conforme programação;

Shopping Bom Vista - Das11h às 19h - Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Paço Alfândega - Das11h às 20h - Lojas, alimentação e lazer;

Mobilidade
Para garantir a segurança de todos durante o trajeto da procissão, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) delineou um sistema especial para passagem da imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas ruas do centro. Um efetivo de 50 agentes da CTTU irá monitorar e interditar o tráfego em diversas vias do Centro do Recife. Os condutores deverão ficar atentos aos bloqueios que serão formados, a partir das 15h30.

As intervenções serão realizadas; no início da Av. Dantas Barreto (na faixa da esquerda), próximo ao Palácio da Justiça; e nos cruzamentos da Rua Siqueira Campos com Avenida Dantas Barreto; da Avenida Guararapes com Avenida Dantas Barreto; da Avenida Nossa Senhora do Carmo com Rua do Imperador; e ainda da Avenida Martins de Barros com Avenida Nossa Senhora do Carmo. A expectativa é de que a área seja desbloqueada para o trânsito de veículos por volta das 21h, horário previsto para o encerramento do evento.

Para quem desejar acessar as áreas no entorno da festa; os desvios serão realizados pela Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Cais do Apolo, Rua Madre de Deus, Ponte Sete de Setembro (Giratória) e Avenida Martins de Barros. Já os que estão no Centro e desejam seguir em direção à Zona Sul poderão realizar o mesmo percurso, pegando o Cais de Santa Rita após a Ponte Giratória. E os que desejam acessar o Bairro do Recife, partindo da Zona Sul, deverão seguir pelo Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros e Ponte Buarque de Macedo.

A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções e corre-corre. Os condutores devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Além disso, o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Veja a programação completa do feriado:

5h, às 14h - Celebrações da Santa Missa, a cada 1h (no interior da Basílica).
5h30 às 13h30 - Celebrações da Santa Missa, a cada 1h (no Claustro).
10h- MISSA SOLENE, presidida por dom Limacêdo (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife)
16h - Missa campal, presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido
Após o encerramento da missa campal - procissão, presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife.
19h - Show de Padre Damião Silva
20h - Show de Dudu do Acordeon

Veja também

México doa 400.000 vacinas anticovid para Guatemala, Honduras e El Salvador
Covid-19

México doa 400.000 vacinas para Guatemala, Honduras e El Salvador

Fósseis de misteriosos seres humanos arcaicos são encontrados em Israel
ARQUEOLOGIA

Fósseis de misteriosos humanos arcaicos são encontrados em Israel