Confira onde fazer doações para vítimas das enchentes em Pernambuco

Vários locais estão arrecadando donativos

Vários pontos de arrecadação estão espalhados pelo RecifeVários pontos de arrecadação estão espalhados pelo Recife - Foto: Andressa Moreira/Palácio Piratini

O Quartel do Derby, na área central do Recife, realiza mutirão de doações para as cidades do Agreste e Zona da Mata Sul de Pernambuco atingidas pelas enchentes. Até esta sexta pela manhã, o Estado contabiliza cinco mortes, um desaparecimento, 4.363 desabrigados (abrigados em prédios públicos) e 41.768 desalojados (abrigados em casa de parentes e amigos). A entrega pode ser feita de segunda a sexta-feira das 6h às 18h.

As doações mais necessárias são de água mineral e alimentos de consumo imediato, como biscoitos, açúcar, achocolatado. Produtos de limpeza e higiene pessoal também são importantes. O Quartel também já está recebendo doações de roupa, mas tudo passará por uma triagem antes de ser enviado.

Confira alguns órgãos que estão arrecadando donativos:

O campus de Barreiros, na Mata Sul, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) suspendeu as aulas por tempo indeterminado e liberou a estrutura para ajudar os moradores que ficaram sem moradia. Segundo o diretor geral do campus Barreiros, Adalberto Arruda, a quadra e outros espaços vão receber donativos para os desabrigados.

A ONG Novo Jeito arrecada, além de alimentos não perecíveis, colchões, roupas e água. No Recife, os donativos podem ser entregues no Posto Shell On Time, na avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife; no Porto Social, na rua Marquês de Amorim, no bairro da Ilha do Leite, na área Central do Recife; na Florense, na avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, 4180, na Zona Sul; na A3 Design, na avenida Conselheiro Aguiar, 1576, no bairro de Boa Viagem, também na Zona Sul; e no Malakoff Café, na avenida Abdias de Carvalho, 1142, no Prado, na Zona Oeste. Já em Olinda, a ONG Novo Jeito arrecada donativos no Spa das Sobrancelhas, na avenida Carlos de Lima Cavalcanti, 2821, no bairro de Casa Caiada; Já em Jaboatão dos Guararapes, a ONG Novo Jeito arrecada doações no Espaço Cliente do Shopping Guararapes.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) arrecada, nesta segunda-feira (29), alimentos não-perecíveis, roupas, agasalhos e colchões nas sedes do órgão, na rua do Imperador Pedro II, 235, no bairro de Santo Antônio, na área Central do recife, da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape), na rua Rui Calaça, 54, Espinheiro, na Zona Norte do Recife, e nas 25 subseccionais do Estado.

A Concessionária Rota do Atlântico, via expressa de acesso a Suape e ao Litoral Sul, lançou campanha de arrecadação para ajudar as famílias desabrigadas. Alimentos não perecíveis, água mineral, produtos

A Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe) realiza campanha para arrecadar itens considerados mais urgentes - alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas e colchões. As doações devem ser entregues, das 8h às 18h, nas sedes administrativas da entidade no Recife, que funcionam no Fórum Paula Batista (Rua na Rua do Imperador Dom Pedro II, 207, bairro de Santo Antônio, no Recife) e no térreo do Fórum Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra. A Amepe também arrecada donativos no Interior do Estado por meio dos seus coordenadores regionais, nos municípios de São José do Egito, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Caruaru. No município de Rio Formoso, o recolhimento de donativos acontece no fórum da cidade, das 9h às 18h.

O Lubienska Centro Educacional inicia campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, colchões, produtos de higiene pessoal e água mineral para as vítimas das chuvas em Pernambuco. As doações podem ser entregues na secretaria da instituição, que fica na rua Paraguassu, número 255, no bairro da Torre. Informações: 3312-1444.

Em Palmares, um dos municípios atingidos pelas enchentes, a Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul), localizada na BR-101, no quilômetro 186, no Campus Universitário, arrecada colchões, roupas, água e alimentos não perecíveis. A prefeitura do município decretou estado de emergência e as aulas foram suspensas. Pelo menos, oito escolas do município estão recebendo os desabrigados.

A Universidade de Pernambuco (UPE) arrecada alimentos no campus de Palmares, na Mata Sul. São aceitos alimentos não perecíveis prontos para consumo (biscoito, bolachas, pão, leite em caixa, achocolatado, sucos, etc.), agasalhos, lençóis, colchões, água potável e material de higiene pessoal e limpeza. A partir desta segunda-feira (29), a Reitoria da UPE servirá como posto de coleta das doações, das 8h às 17h. A reitoria fica na avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro.

O Sistema Fecomércio arrecada doações. A instituição irá receber colchões, água mineral, alimentos não-perecíveis, cestas básicas e roupas em bom estado de conservação. As doações poderão ser deixadas na sede provisória da Fecomércio, na rua do Sossego, 264, no bairro da Boa Vista, e nas unidades do Sesc e do Senac no Recife e no Interior, das 8h às 17h. Até a manhã desta sexta-feira (2) o sistema já havia enviado mais de 7 toneladas de doações para a cidade de Sirinhaém, na região da Mata Sul pernambucana, entre os donativos estão alimentos, água e mantimentos.

O Shopping Tacaruna está arrecadando donativos. Alimentos não perecíveis, colchões e roupas podem ser doados na Praça de Eventos. As doações podem ser feitas no horário de funcionamento do shopping: das 9h às 22h de segunda a sábado e das 12h às 20h, aos domingos.

A Faculdade de Olinda (Focca)
inicia a campanha de arrecadação de donativos para a população das cidades atingidas pelas enchentes, em especial as da Zona da Mata Sul do Estado. Entre os itens arrecadados estão alimentos não-perecíveis, colchões, lençóis, travesseiros, material de higiene pessoal. Os pontos de coleta ficam localizados nas três unidades da Focca, em Olinda, são eles: campus I-sede (na Rua do Bonfim, 47); campus II (na Av. Getúlio Vargas, 1502); campus III (Av. José Augusto Moreira, 656); e no Núcleo de Práticas Jurídicas (na Rua do Sol, 349).

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE) também se uniu a Procuradoria Geral de Justiça do Estado (PGJ), ao Instituto do Ministério Público de Pernambuco (Imppe) e a Associação do Ministério Público de Pernambuco (Amppe) para arrecadar os itens. Os pontos de coleta ficam nas sedes das instituições e na sede das Promotorias de Cidadania da Capital, que fica na avenida Visconde de Suassuna, na Boa Vista.

O Cabanga Iate Clube de Pernambuco inicia arrecadação de donativos para vítimas das enchentes. O clube servirá como ponto de arrecadação e a secretaria e portaria estarão abertas para receberem donativos para os moradores que estão desabrigados. Dentre outros produtos, a prioridade, no momento, é de água mineral, alimentos de consumo imediato – como leite, biscoitos e bolachas -, além de agasalhos. As vítimas também necessitam de cobertores, colchonetes, roupas e produtos de higiene pessoal. Todo o material arrecadado será encaminhado para a Defesa Civil e para os municípios afetados pelas enchentes. O Cabanga fica localizado na avenida Engenheiro José Estelita.

O Plaza Shopping se mobiliza para ajudar os desabrigados das chuvas do último final de semana e cria ponto de arrecadação de donativos no Piso L2 do mall, localizado em Casa Forte. O shopping recebe produtos de necessidades básicas como água mineral, leite e sucos em caixinhas, alimentos prontos para consumo, produtos de higiene pessoal, dentre outros. As doações, que serão destinadas à ONG Novo Jeito, poderão ser feitas até o dia 10 de junho. 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) se une em uma corrente de solidariedade à população atingida pelas enchentes dos últimos dias no Agreste e na Mata Sul do Estado. Até 9 de junho, fóruns localizados na Região Metropolitana do Recife e no Interior recebem donativos que serão encaminhados às instituições responsáveis pela distribuição dos mantimentos. As doações podem ser entregues nas recepções das unidades judiciárias. 

Veja também

Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus
Coronavírus

Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus

Influenciadora Liliane Amorim morre por complicações de lipoaspiração
Luto

Influenciadora Liliane Amorim morre por complicações de lipoaspiração