Congresso de institutos históricos abre inscrições e debaterá Revolução de 1817

Evento será realizado entre 5 e 7 de março

Forte das Cinco Pontas, no RecifeForte das Cinco Pontas, no Recife - Foto: Divulgação

As inscrições gratuitas para o VI Congresso Nordestino de Institutos Históricos e o I Congresso Pernambucano de Institutos Históricos Municipais estão abertas. O evento, realizado pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), será entre os dias 5 e 7 de março no prédio do órgão, localizado na rua do Hospício, nº 130, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, e no forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, também no Centro. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone (81) 3222.4952 e são limitadas, de acordo com a ordem de inscrição.

Encerrando as atividades do ano do Bicentenário da Revolução de 1817, o evento debaterá o tema “A Revolução Pernambucana de 1817 na Construção do Brasil", com o objetivo de compartilhar atividades dos institutos históricos que houve no ano do Bicentenário e articular as comemorações da próximas datas históricas - Convenção de Beberibe (1821), Independência do Brasil (1822) e Confederação do Equador (1824).

Leia também:
[Fotos] Olinda expõe o desafio da manutenção de um Patrimônio Mundial
Nos 80 anos do Iphan, exposição propõe reflexão sobre o patrimônio cultural


O encontro também visa a reconhecer os esforços das associações de preservação e divulgação da história das cidades. Pernambuco tem 15 institutos históricos municipais: Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Pesqueira, Vitória de Santo Antão, Carpina, Escada, Pajeú, Catende, Bezerros, Lajedo, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Goiana e Recife.

Programação
Na sessão de abertura, na segunda-feira (5), às 19h, no auditório do IAHGP, haverá uma mesa redonda para discutir as questões historiográficas a respeito da Revolução Pernambucana de 1817. Serão debatedores os presidentes do IAHGP (Prof. George Cabral) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB (Prof. Arno Wehling) com a participação especial do Prof. Vamireh Chacon (professor emérito da UnB, sócio do IHGB, do IAHGP e membro da Academia Pernambucana de Letras - APL).

Na terça-feira (6), às 8h, o grupo comparecerá à solenidade oficial no Palácio do Campo das Princesas e depois fará visita ao Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, onde se dará o encerramento da exposição “Revolução Republicana de 1817”. Nas tardes da terça-feira (6) e da quarta-feira (7) serão realizados painéis no auditório do Museu da Cidade do Recife com os representantes dos Institutos Históricos Estaduais e Municipais que irão apresentar as ações de suas instituições e os planos para as próximas celebrações.

Veja também

Pernambuco registra mais 99 casos e 12 mortes por Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra mais 99 casos e 12 mortes por Covid-19

Covid-19: governo reconhece calamidade pública na Bahia e no Ceará
Saúde

Covid-19: governo reconhece calamidade pública na Bahia e no Ceará