Carnaval 2022

Conheça o tema e os detalhes do desfile de 90 anos do Homem da Meia-Noite para o Carnaval de 2022

O tema foi divulgado nesta terça-feira (16) durante coletiva de imprensa virtual

Presidente do Homem da Meia-NoitePresidente do Homem da Meia-Noite - Foto: Ciro Guimarães/Homem da Meia-Noite

A realização do Carnaval de 2022 em Pernambuco ainda é incerta devido à pandemia do novo coronavírus, mas o tema da celebração de 90 anos do Homem da Meia-Noite, calunga mais querido das ladeiras de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, já está definido.

“Ferver” foi o tema escolhido para o desfile que acontece na meia-noite do sábado, 26 de fevereiro do ano que vem. A divulgação foi feita nesta terça-feira (16), durante coletiva de imprensa virtual realizada pelo presidente da agremiação, Luiz Adolpho.

“Aguardamos por dias melhores, acompanhando o avanço da vacinação e a publicação de números oficiais da pandemia, assim como respostas e posicionamentos oficiais das autoridades. O momento exige equilíbrio, coerência, cuidado. Faltam três meses para o desfile. Na incerteza que o tempo traz, vamos seguir em frente, dentro do que for possível", afirmou Adolpho no início da coletiva.

Na ocasião, também foram divulgados os cinco homenageados da 90ª edição do desfile. São eles o cantor Almir Rouche, o Maestro Spok, o grupo de frevo Guerreiros do Passo, a passista Adriana do Frevo, além do espaço Paço do Frevo do Recife, que conta a história do ritmo central do Carnaval.  

“Muita emoção. Eu que sou músico, nasci e me criei artisticamente no universo do frevo, estar recebendo essa homenagem, me dá uma força de uma forma enorme, principalmente em ver a importância espiritual de uma manifestação que um gigante desse é capaz”, disse Spok.
 

Homenageados do desfile de 2022Homenageados e realizadores do desfile de 2022. Foto: Ciro Guimarães/Homem da Meia-Noite

Alguns detalhes sobre a misteriosa roupa que o calunga usará no Carnaval de 2022 também foram apresentados. Desde com o falecimento do mestre Brasil, em 2012, que era o responsável pelos figurinos do boneco, o clube convida a cada ano um estilista para produzir a roupa. Para a comemoração dos 90 anos, a designer gráfica, artista visual e ilustradora Joana Lira foi escolhida para fazer a confecção.

“Já estamos fazendo o projeto. Vai ser uma roupa incrível. A gravata já está pronta e possui o desenho de uma borboleta, símbolo de renovação, transformação e beleza, que é o que a gente sonha”, disse a designer Joana Lira.
 

Gravata do Homem da Meia NoiteGravata que será usada pelo Homem da Meia Noite no desfile de 2022. Foto: Reprodução/Youtube

Durante a coletiva também foi apresentada a camisa oficial do desfile de 2022, elaborada pela artista plástica Celene Muniz, em composição com a marca de roupas autoriais de Olinda 'Rafa Q Faz'.

A camisa, que possui elementos do frevo, das casas antigas da cidade e dos homenageados, será vendida por R$ 50 a partir desta terça na sede do Homem da Meia-Noite, localizada na Estrada do Bonsucesso, 132, em Olinda, e para todo o Brasil pelo site www.elo7.com.br/rafaqfaz.
 

Camisa foi elaborada pela artista plástica Celene MunizCamisa foi elaborada pela artista plástica Celene Muniz. Foto: Ciro Guimarães/Homem da Meia-Noite

Espaço de cultura e história

A sede do Homem da Meia-Noite também passará a atender visitantes. No térreo, haverá uma galeria de artes plásticas com exposições inéditas de obras assinadas por oito artistas pernambucanos: Antônio Mendes, Celene Muniz, João Andrade, Beto Lopes, Di Farias, Ildemar Lima, Mariazinha Cavalcanti e Rafaela Mendes.

Já no primeiro andar, o visitante encontrará o guarda-roupa do calunga com o resgate de roupas antigas, como a usada pelo Homem da Meia-Noite no casamento com a Mulher do Dia, em 1990.

A visitação começa na quinta-feira, 18 de novembro. O local funcionará de quinta a sábado, das 11h às 18h, e aos domingos das 10h às 15h. Para acessar, será cobrada uma taxa de R$ 5 para manutenção do espaço.

Visitantes também poderão conhecer um pouco sobre a história do calunga no Espaço Afetivo do Homem da Meia-Noite, que será inaugurado em dezembro no piso 2 do Shopping Patteo, em Olinda.

No local haverá rodas de diálogo e venda de produtos e roupas da grife do calunga. “Convidamos 20 marcas criativas para desenvolverem coleções exclusivas em homenagem aos 90 anos do calunga. Muita coisa linda e afetiva. Moda casa, decoração, lembrancinhas”, informou o presidente da agremiação, Luiz Adolpho.

Carnaval em 2022?

O Governo de Pernambuco ainda não confirmou a realização do Carnaval de 2022, mas tem avançado na flexibilização do Plano de Convivência com a Covid-19 e já liberou a festa de Réveillon deste ano na Ilha de Fernando de Noronha. A gestão estadual enfatiza que o avanço na vacinação em Noronha possibilitou a volta do evento.

Veja também

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: "Ficou rico, é?"
BBB

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: "Ficou rico, é?"

Newsletter