Consulta pública para o Enem 2017 já está disponível

Até o dia 10 de fevereiro, qualquer pessoa pode acessar a página e dar sua opinião sobre o formato do exame

É preciso fazer um cadastro rápido informando nome completo, email e CPFÉ preciso fazer um cadastro rápido informando nome completo, email e CPF - Foto: Reprodução

A consulta pública do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível no site do Inep. Até o dia 10 de fevereiro, qualquer pessoa pode acessar a página e dar sua opinião sobre o formato do Exame. É preciso fazer um cadastro rápido informando nome completo, e-mail e CPF.

Leia mais:
Resultado do Enem é divulgado pelo Inep
Dificuldade de acessar o resultado do Enem 2016 gera queixas na internet


O MEC quer saber se o modelo atual de dois dias de provas deve ser mantido ou reduzido para um dia apenas. A pergunta é: caso permaneçam dois dias de exame, qual a melhor opção? A pessoa responde se os testes deverão ser em um domingo e em uma segunda-feira (neste caso esse último dia se tornaria feriado escolar), em dois domingos seguidos ou ainda se deve manter o modelo atual, com provas no sábado e no domingo.

Outra questão debatida na Consulta Pública é sobre a aplicação do Enem: será realizada em computador ou em meio físico (papel)? O MEC deixa também espaço para a apresentação de outras sugestões, com texto que deve ter até 300 caracteres.

O edital do Enem 2017 será divulgado, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, após o encerramento da consulta, ainda no mês de fevereiro. Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias – um sábado e um domingo. A redução nos dias de aplicação, segundo Mendonça Filho, reduziria também os custos com as provas. A prova seria menor e teria, no máximo, 100 questões – hoje são 180 divididas em dois dias.

A redação, aplicada no segundo dia de prova, seria mantida. “A avaliação manterá a qualidade, nenhum conteúdo será desprezado. Não vamos sacrificar a qualidade por conta de qualquer que seja a conveniência ou a redução do custo”, disse o ministro nesta quarta-feira, em Brasília. Segundo ele, as equipes técnicas do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram acionadas e avaliarem que a redução é viável.

Além de reduzir custos, o ministro destaca que a aplicação em um único dia beneficiaria os sabatistas, de religiões que guardam o sábado. Atualmente, eles precisam esperar em uma sala o sol se por para começar a fazer a prova do sábado.

Enem 2016
O Enem 2016 teve 8.630.06 inscritos, sendo 6.111.339 presentes na 1ª aplicação e 265.412 na segunda. Dos candidatos, 54.317 eram privados de liberdade. Ao todo, 8.722 foram eliminados. Das eliminações, 44,35% foram por não marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase.

Solicitaram certificação do Ensino Médio 1.033.761 participantes. Na redação, apenas 77 participantes conseguiram nota 1000. Foram registradas 291.806 notas zero e anuladas.

Veja também

Trump deixa Casa Branca pela última vez como presidente
Fim do mandato

Trump deixa Casa Branca pela última vez como presidente

Embarque de veículos com carga hospitalar no Amazonas é prioritário
RESOLUÇÃO

Embarque de veículos com carga hospitalar no Amazonas é prioritário