Consumidores estão em busca do imediatismo

Buscas no Google usando o termo "perto de mim" cresceram 75% em 2017. Pesquisas por "bares perto de mim” aumentaram 12.800% em um ano.

Funcionários do Google assinaram carta de protesto contra uma versão de sua ferramenta de busca na ChinaFuncionários do Google assinaram carta de protesto contra uma versão de sua ferramenta de busca na China - Foto: Reprodução/Pixabay

Imediatismo é a palavra da vez. Bom por um lado, ele ‘normatiza’ a busca pelo bom uso do tempo; ruim por outro, por, na maioria das vezes, andar junto do que definimos como falta de tempo. Segundo pesquisa feita pela consultoria Provokers para o Google Brasil, 79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para procurar por algo na internet.

Outro estudo, este realizado pelo IBGE, mostrou que 92,3% dos brasileiros usam o smartphone como principal meio de conexão à web. E é por ele que as tarefas diárias são organizadas, inclusive hábitos de consumo. Imagine que informações internas do Google mostraram que as buscas usando o termo "perto de mim" cresceram 75% em 2017.

Pesquisas por "bares perto de mim” aumentaram 12.800%, e "restaurantes próximos de mim" foi procurado 210% a mais em 2017 do que em 2016. Ainda de acordo com a Provokers, 96% das pessoas conectadas pesquisam online antes de decidirem em que loja física vão comprar. Difícil mesmo é ainda se ver, mesmo diante de tantas evidências, que tantas empresas, independente do porte, ainda insistem em trabalhar com experiências distintas: no ambiente online e no offline. Ou, pior ainda, quantas perderam o bonde andando e ainda não perceberam o quanto terão que correr para alcançá-lo.

PARA EXECUTIVOS
A CESAR School lançou o curso Gestão de Negócios na Era Digital, voltado para gestores de empresas já estabelecidas que precisam preparar suas instituições para os impactos causados pelas mudanças constantes do mundo conectado. As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio. Os alunos-gestores participarão de três módulos em 72 horas de aulas presenciais de 25 de maio a 27 de agosto de 2018 ( http://www.cesar.school/).

CYBERBULLYING > Alvaro Azevedo, coordenador Acadêmico do Curso de Direito da UniFBV, realiza hoje, às 8h30 - na Jean Emile Favre, no Ipsep - palestra sobre temas como cyberbullying e a superexposição dos alunos nas redes sociais. A programação faz parte do projeto Escola em Foco – para educadores de escolas da rede pública e privada. O evento é gratuito (http://bit.ly/escolaemfocounifbv).

Leia também:
Falta de recursos e apoio popular travam a ciência
Quando a ignorância é (re)batizada de opinião
Uso de eletrônicos antes de dormir pode deixar usuários mirins doentes
Internet no Brasil segue na contramão do mundo
Jovens cientistas: prêmio volta, mas é preciso mais

EMPREGO VIA APP >
A Prefeitura do Recife fechou parceria com o aplicativo CittaMobi, que, a partir de agora, passa a avisar a existência de vagas num raio de cinco quilômetros do ponto onde o usuário se conectou. As vagas ofertadas são as mesmas disponibilizadas nas Agências de Emprego.

IMPRIMINDO SELFIES > A Nagem preparou uma ação para interagir com os torcedores no intervalo do jogo Barcelona Legends e a Seleção Pernambucana Legends, dia 14, na Arena de Pernambuco. Promotores estarão espalhados com HP Sprocket, uma impressora portátil que imprime fotos do smartphone na hora.

Veja também

Rio não terá desfile de blocos de rua no carnaval de 2021
carnaval

Rio não terá desfile de blocos de rua no carnaval de 2021

Brasileira está entre as vítimas de atentado na França, informa Itamaraty
internacional

Brasileira está entre as vítimas de atentado na França