A-A+

Contemplado do Projeto Ganhe o Mundo cria curso gratuito de idiomas em Passira

Para o adolescente de 19 anos, a proposta é alterar a vida daquelas pessoas, para que elas sejam autônomas no seu conhecimento e possam ter uma melhora na vida

Desde 2018 o Projeto Vai ensina línguas aos adolescentes de PassiraDesde 2018 o Projeto Vai ensina línguas aos adolescentes de Passira - Foto: Kleyvson Santos

Leia também

• Wuhan terá em fevereiro hospital para infectados pelo coronavírus

• Mima tem sotaque contemporâneo em Maceió

• Confira a previsão do tempo para este domingo em Pernambuco

Após regressar do Programa Ganhe o Mundo, Alfredo Alves da Silva Neto montou um programa social para ensinar língua estrangeira para pessoas da sua cidade natal. Após voltar de sua passagem de seis meses na Flórida, nos Estados Unidos, enquanto ainda era estudante do 3° ano do Ensino Médio na Escola de Referência de Ensino Médio Manoel Guilherme da Silva, ele decidiu modificar positivamente a vida na cidade de Passira, no Agreste Pernambucano. Para o adolescente de 19 anos, a proposta é alterar a vida daquelas pessoas, para que elas sejam autônomas no seu conhecimento e possam ter uma melhora na vida.

Em 1995, o patrono da educação, Paulo Freire, escrevia: não é possível sonhar e realizar o sonho se não se comunga este sonho com as outras pessoas. Em 2018, o estudante do Agreste pernambucano voltado do Programa Ganhe o Mundo reuniu uma equipe para ensinar inglês, língua aprimorada no seu intercâmbio, para seus conterrâneos passirenses. "Assim que eu voltei dos Estados Unidos eu quis dar essa oportunidade, que eu tive de aprender outro idioma, para quem mora aqui e tem vontade", contou Alfredo.

Ainda em 2017, quando voltou da viagem de intercâmbio, ele reuniu alguns colegas para criar o Projeto Vontade de Aprender Idiomas (Projeto Vai). O projeto já ensinou inglês para 124 adolescentes da cidade e está alterando a educação local.

Leia também:
Alunos de ETEs embarcam para a Inglaterra pelo Ganhe o Mundo
Programa Ganhe o Mundo ganha vagas para nível técnico e novo destino
Passira é o município que mais devastou a Mata Atlântica, aponta atlas; confira ranking


O Programa Ganhe o Mundo faz parte de uma política do Governo do Estado de Pernambuco que oferta um intensivo de línguas gratuito e um intercâmbio internacional em todo o Estado. Desde seu início, em 2011, o programa já embarcou cerca de 8 mil estudantes da Rede Estadual.

Hoje, ele oferece a opção de dez países de destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra),  quatro de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e uma de língua alemã (Alemanha). Em Passira, além de Alfredo, outros 40 estudantes já fizeram o intercâmbio pelo projeto. 

Alfredo concluiu o ensino médio ainda em 2017 e conseguiu, junto à prefeitura da cidade, uma permissão para começar o projeto de aulas de língua estrangeira em uma extensão da Escola Maurina Rodrigues dos Santos, da gestão municipal. Atualmente, o projeto conta com 14 voluntários, dez professores de língua inglesa e quatro de língua espanhola. A maioria deles, regressos do Programa Ganhe o Mundo ou ex-alunos do Projeto Vai.

Para Alfredo, é uma questão de mudar a realidade de quem naturalmente não teria acesso ao idioma inicialmente. "Passira é uma cidade bem pequena, não tem escolas de idiomas. Então, para ter esse primeiro acesso ao idioma estrangeiro, a pessoa teria que estudar sozinha, na internet ou com livros emprestados da biblioteca, mas muita gente aqui não tem nem acesso à internet", explicou.

Veja também

PF faz ação contra fraudes em contratos do Ministério da Saúde no Rio
Operação PF

PF faz ação contra fraudes em contratos do Ministério da Saúde no Rio

PF desarticula quadrilha que extraía ouro de terra indígena no Pará
operação policial

PF desarticula quadrilha que extraía ouro de terra indígena no Pará