Notícias

Contra o coronavírus, ONU pede vacina acessível a todos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu uma "vacina do povo" contra o coronavírus que, uma vez desenvolvida, deve estar disponível para todos no planeta

Mais de cem projetos de vacina contra o coronavírus estão em curso no mundoMais de cem projetos de vacina contra o coronavírus estão em curso no mundo - Foto: KAROLY ARVAI / POOL / AFP

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu uma "vacina do povo" contra o coronavírus que, uma vez desenvolvida, deve estar disponível para todos no planeta, na abertura de uma reunião virtual internacional de arrecadação de fundos para a Aliança para a Vacina (GAVI).

"Uma vacina contra a Covid-19 deve ser vista como um bem público mundial, uma vacina para o povo", afirmou o português em uma mensagem de vídeo, na qual destacou que muitos líderes mundiais se declararam a favor da ideia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não participa da reunião ao vivo, enviou um discurso gravado. "Como o coronavírus mostrou, ele não tem fronteiras, não discrimina", afirmou. "É ruim, é nojento, mas vamos lidar com isso juntos", acrescentou.

Leia também:
Brasileiros participarão de testes de vacina contra coronavírus da Universidade de Oxford
Covid-19: Brasil ingressa em consórcio global para produzir vacina
Brasil entra em rede global de produção de vacinas contra Covid-19


Com a participação de mais de 50 países e de cerca de 35 chefes de Estado e de Governo, esta cúpula busca arrecadar 7,4 bilhões de dólares (6,6 bilhões de euros) para que a GAVI possa continuar suas campanhas mundiais de vacinação contra doenças como sarampo, poliomielite, ou febre tifoide, interrompidas pela pandemia de Covid-19.

Também visa a arrecadar US$ 2 bilhões para a produção e a distribuição nos países mais pobres de uma possível futura vacina contra o coronavírus. Desde que surgiu na China, em dezembro, a Covid-19 já deixou 385.000 mortos em todo mundo.

- "Unir a humanidade" -
A cooperação mundial contra a pandemia também foi o desejo manifestado pelo anfitrião, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson: "Espero que esta cúpula seja o momento em que o mundo se junte para unir a humanidade na luta contra a doença".

"Peço que se juntem a nós no fortalecimento dessa aliança que salva vidas", insistiu Johnson, cujo país é o segundo mais afetado pelo coronavírus, com quase 40.000 mortes confirmadas.

Até agora, o Reino Unido é o maior colaborador da GAVI, com 1,65 bilhão de libras (2,08 bilhões de dólares) prometidos pelos próximos cinco anos. Muitas empresas farmacêuticas estão dispostas a disponibilizar sua capacidade de produção assim que uma vacina for desenvolvida, disse o bilionário americano Bill Gates, cuja fundação é muito ativa nessa área.

Isso é essencial para garantir que tantas pessoas quanto possível tenham acesso à vacina, assim que for encontrada, disse o filantropo à BBC. "Quando tivermos uma vacina, queremos desenvolver a imunidade coletiva" e, para isso, devemos garantir que ela seja administrada a "mais de 80% da população mundial", acrescentou, reconhecendo que os rumores e as teorias conspiratórias que correm nas redes sociais podem minar esse objetivo.

- "Poder monopolista" -
A cúpula da GAVI é realizada em um momento delicado, em que a pandemia exacerbou os ataques contra o multilateralismo, em meio à ruptura de Trump com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao medo de que os Estados Unidos assumam o controle sobre futuras vacinas.

"É de grande importância, e estamos conseguindo que haja consenso e apoio internacional em todo mundo para encontrar uma vacina e fornecê-la a todos os vulneráveis, porque ninguém estará seguro até que todos estejam", disse à AFP a ministra britânica do Desenvolvimento Internacional, Anne-Marie Trevelyan.

Anna Marriott, responsável pela área de saúde da organização não-governamental Oxfam, aplaudiu o estabelecimento de um novo fundo para ajudar os países em desenvolvimento a acessarem uma futura imunização contra a Covid-19.

Em uma nota, ela enfatizou, porém, que "a GAVI e os governos que a financiam devem primeiro enfrentar o poder monopolista da indústria farmacêutica que impede a vacina para o povo". "O dinheiro dos contribuintes deve ser investido em vacinas e tratamentos isentos de royalties e disponíveis para todas as nações a preço de custo", insistiu.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães
Recife

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães

Newsletter