MUNDO

Coreia do Norte lança três mísseis balísticos, afirma exército sul-coreano

O ministério da Defesa do Japão também confirmou o lançamento

Kim Jong Un, líder supremo da Coreia do NorteKim Jong Un, líder supremo da Coreia do Norte - Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte lançou três mísseis balísticos, informou nesta quinta-feira (12) o exército da Coreia do Sul, poucas horas depois de Pyongyang anunciar os primeiros casos de Covid-19 desde o início da pandemia. 

"Nossos militares detectaram às 18h29 locais (6h29 de Brasília) três mísseis balísticos de curto alcance lançados a partir da zona de Sunan, em Pyongyang", afirmou o comandante do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, antes de acrescentar que os mísseis estavam orientados para o Mar do Japão. 

O ministério da Defesa do Japão também confirmou o lançamento e os serviços de vigilância das costas emitiram uma advertência às embarcações.

Desde o início do ano, a Coreia do Norte aumentou consideravelmente os testes e lançamentos de armas.

O disparo desta quinta-feira seria o 16º teste armamentista do país e acontece poucos dias depois da posse do novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que tem uma posição mais hostil a respeito de Pyongyang que seu antecessor, Moon Jae-in.

Horas antes, a Coreia do Norte reconheceu o primeiro surto de Covid-19 desde o início da pandemia e declarou uma "grave emergência nacional". O dirigente Kim Jong Un ordenou confinamentos em todo o país.

Veja também

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'
ATENTADO

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump
SOLIDARIEDADE

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump

Newsletter