Armas

Coreia do Norte nega exportar armas para a Rússia

A declaração responde às acusações apresentadas pela Casa Branca de que Moscou se preparava para comprar projéteis de artilharia e foguetes de Pyongyang

Kim Jong-un, líder Norte Coreano Kim Jong-un, líder Norte Coreano  - Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte negou nesta quarta-feira (21) que esteja fornecendo armas para a Rússia, como os Estados Unidos alegaram semanas atrás, informou a mídia estatal.

"Nunca exportamos armas ou munições para a Rússia antes e não planejamos exportá-las", disse um funcionário do Gabinete de Equipamentos Gerais do Ministério da Defesa, em comunicado enviado à agência de notícias estatal KCNA.

A declaração responde às acusações apresentadas pela Casa Branca de que Moscou se preparava para comprar projéteis de artilharia e foguetes de Pyongyang para reabastecer seus estoques esgotados pela guerra na Ucrânia.

"Nossa sensação é que poderia incluir literalmente milhões de cartuchos, foguetes e projéteis de artilharia", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.

No entanto, citando informações americanas desclassificadas, Kirby acrescentou que as compras ainda não haviam sido concluídas.

Em seu comunicado, Pyongyang acusou Washington e "outras forças hostis" de "espalhar um 'rumor de acordos de armas' entre a Rússia e a RPDC", sigla do nome oficial da Coreia do Norte.

"Avisamos os Estados Unidos para que parem de fazer comentários insanos", acrescentou o texto, que defende o direito da Coreia do Norte de exportar equipamentos militares.

Veja também

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde
Mobilidade

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Newsletter