INVESTIGAÇÃO

Corpo de belga morto em Ipanema apresenta mais de 30 lesões, atesta IML; cônsul alemão está preso

De acordo com perito, tipo, formato e distribuição de equimoses podem indicar prática sadomasoquista; ferimentos não são característicos de queda, como alegou marido

Walter Henri Maximillen Biot e o cônsul da Alemanha Uwe Herbert Hahn eram casados há 23 anosWalter Henri Maximillen Biot e o cônsul da Alemanha Uwe Herbert Hahn eram casados há 23 anos - Foto: Reprodução

O belga Walter Henri Maximillen Biot, de 52 anos, encontrado na cobertura de um apartamento em Ipanema, na Zona Sul do Rio, morreu de hemorragia subaracnoide (extravasamento de sangue entre o cérebro e o tecido), contusão craniana e traumatismo cranoencefálico, provocados por ação contundente.

A conclusão é do perito legista Reginaldo Franklin Pereira, do Instituto Médico-Legal (IML) e que assina o laudo de exame de necropsia do corpo do estrangeiro. De acordo com o documento, o cadáver apresenta mais de 30 lesões, como equimoses, escoriações e outros tipos de ferimentos, espalhados por regiões como braços, pernas, tronco e cabeça.

Analisando o laudo, obtido pelo GLOBO, professor titular de Medicina-Legal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Nelson Massini atesta que as lesões descritas são incompatíveis com a versão apresentada pelo marido do belga, o cônsul da Alemanha Uwe Herbert Hahn, preso em flagrante por suspeita de participação no homicídio, pela delegada Camila Lourenço, assistente da 14ª DP (Leblon).

Na delegacia, o estrangeiro garantiu que o companheiro havia surtado e caído, na varanda do imóvel, localizado na rua Nascimento Silva.

— As lesões não são típicas de queda da própria altura e se distribuem por várias partes do corpo, entre elas as chamadas áreas de defesa e ataque ou armas naturais, como antebraço, mãos e pernas, além das fatais na cabeça. Observamos que nem todas as equimoses são planas, algumas apresentam um pontilhado indicando que pode ter sido utilizado um objeto com pontos impactantes nas agressões. A maioria dos ferimentos são equimoses recentes, mas há indícios de algumas antigas também. É importante destacar que o tipo, o formato e a distribuição dessas lesões sugerem a prática de sadomasoquismo, o que precisa ser mais profundamente investigado — explica.

No laudo de exame de necropsia, Reginaldo Franklin Pereira atesta que, apenas no rosto, Walter Henri Maximillen Biot apresenta quatro ferimentos - um deles uma equimose no lábio inferior. Na região do tronco, são pelo menos seis. Nos braços e mãos, mais de dez. Nas pernas, outras seis. No ânus, também há lesões. 

De acordo com as investigações da 14ª DP (Leblon), o cônsul da Alemanha acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na noite da última sexta-feira, dia 5, e informou ao médico que ele passou mal e caiu no chão. Segundo Uwe Herbert Hahn, o casal era casado havia 23 anos e morava junto no Brasil. Aos PMs, ele disse ainda que o marido tomava pastilhas para dormir e costumava beber muito, quase todos os dias.

Na ocasião, o médico responsável pelo atendimento acreditou que o homem pudesse ter tido um mal súbito, mas não quis atestar o óbito e o corpo foi encaminhado ao IML, no Centro da cidade, onde passou pela necropsia. No apartamento do casal, agentes da 14ª DP encontraram móveis em desalinho e manchas de sangue no chão e em uma poltrona.

Veja também

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador
El Salvador

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Visita Macron

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Newsletter