Corpo de Bombeiros entrega medalha a parceiros

Entre os contemplados com a mais alta comenda da corporação está a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos

Coronel Manoel Cunha Filho e Leusa SantosCoronel Manoel Cunha Filho e Leusa Santos - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Para comemorar os 132 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a corporação entregou a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar a personalidades civis, militares e entidades, que de alguma forma ajudaram a instituição. Entre os contemplados, a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos. A solenidade aconteceu no Teatro do Shopping RioMar, Zona Sul do Recife, ontem à tarde. O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, presidiu a solenidade.

Leusa Santos não escondeu a satisfação de receber a medalha. Disse que estava honrada e alegre em representar a Folha de Pernambuco e receber a mais alta condecoração do Corpo de Bombeiro do Estado, uma corporação tão respeitada pela população. A editora-chefe recebeu a medalha das mãos do secretário-executivo de Defesa Civil da Casa Militar, coronel Lamartine Barbosa.

Leia também:
Prevenção reduz em 30% os incêndios, diz comandante do CBMPE
Jornalista da Rádio Folha FM é homenageado como Amigo da Defesa Civil

"Nosso trabalho como imprensa é o de mostrar o que está sendo realizado e ainda precisa ser feito na segurança pública. É como se fosse o trabalho de uma lupa que ajuda o poder público, inclusive, apontando as necessidades e mostrando os casos de sucesso que podem ser replicados", falou a homenageada.

A comenda entregue ontem a 200 pessoas foi criada em 1996 pelo então governador Miguel Arraes. "É um momento muito importante para o Corpo de Bombeiros e agraciados, pois é o reconhecimento de pessoas que de alguma forma auxiliaram não só o Corpo de Bombeiros, mas a segurança pública de um modo geral", disse o secretário Antônio de Pádua.

O gestor destacou ainda o trabalho da imprensa. "É fundamental em um estado democrático de direito. Precisamos da imprensa divulgando as ações e resultados, sejam bons ou ruins. Por meio da imprensa a população pode entender o serviço público", disse.

O comandante do Corpo de Bombeiro Militar, coronel Manoel Cunha Filho, também destacou a importância dos meios de comunicação no trabalho de prevenção em conjunto com a corporação. "Para nós, quanto mais difundida for a informação, mais pessoas estarão instruídas para poder se prevenir de incêndios, afogamentos e acidentes de um modo geral. Agradecemos muito a imprensa por nos ajudar a fazer esse trabalho e abrir o olho da população, para que todos estejam alertas para os perigos", disse Cunha, que é comandante da corporação há pouco mais de cinco anos.

Veja também

Lixão de Céu Azul, em Camaragibe, deixará funcionar a partir do dia 1º de outubro
Camaragibe

Lixão de Céu Azul deixará funcionar a partir do dia 1º de outubro

Flórida elimina restrições por Covid-19 enquanto supera 14.000 mortos
EUA

Flórida elimina restrições por Covid-19 enquanto supera 14.000 mortos