Notícias

Corpo de peixe-boi é encontrado após dois dias de busca em Pau Amarelo

Animal tinha sido visto por banhistas agonizando no último domingo (7)

Corpo do peixe boiCorpo do peixe boi - Foto: Cepene/Divulgação

Após dois dias de busca na praia de Pau Amarelo, no Grande Recife, a equipe do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Nordeste (Cepene) localizou o corpo do filhote de peixe-boi-marinho (Trichechus manatus). Ele estava em meio à faixa de areia, na altura do residencial Antilhas e apresentava sangue próximo ao focinho. O animal foi levado à base do Cepene, em Itamaracá, Litoral Norte.

Porém, devido ao estado avançado de decomposição, não será possível coletar materiais de necropsia para determinar a causa da morte. Serão colhidas apenas amostras na tentativa de fazer análises genéticas do animal, assim como procurar algum sinal que elucide o que pode ter ocorrido. Além disso, serão realizadas as medidas de biometria do mamífero. Conforme noticiado pela Folha de Pernambuco, o animal tinha sido visto por banhistas agonizando no último domingo.

A veterinária do Cepene que fez a ocorrência, Fernanda Attademo, salientou que este é o primeiro filhote de peixe-boi registrado na região. "A área era tida como sem ocorrência (para filhotes), mas os animais reintroduzidos em Alagoas têm frequentado essa área. Isso reforça a importância da região na conservação da espécie e também uma possível reconexão das populações existentes mais ao sul", observa.

Por conta disso, o Cepene irá fazer atividades de educação ambiental junto a banhistas e moradores locais a fim de reforçar que, caso encontrem esses mamíferos, não é para tocá-los, não retirar da água nem alimentá-los. "E se apresentar alguma anormalidade ou ferimentos, é para ligar imediatamente para a nossa equipe", reforçou o coordenador do Cepene, Leonardo Messias. Os telefones de contato são (81) 3676.1166, 3976.1109 ou 99189.8984.

Despreparo
No domingo (7), quando o animal foi visto agonizando, um leitor informou por meio do WhatsApp do FolhaPE (81-98187.9290) que procurou o Corpo de Bombeiros e a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), que não encaminharam nenhum efetivo. Um reflexo, na avaliação de Messias, do despreparo para orientar a sociedade sobre o encaminhamento correto. A Folha, inclusive, chegou a entrar em contato com os órgãos, que informaram não ser de competência deles esse tipo de caso.

"É importante reforçar que a proteção do meio ambiente e dos animais cabe a todos. O governo federal tem uma grande parcela de responsabilidade, mas a sociedade e as outras instituições não podem deixar de contribuir", critica.

Leia mais:
Peixe-boi é encontrado agonizando em Pau Amarelo
Equipe busca filhote de peixe-boi desaparecido na orla de Pau Amarelo

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter