MUNDO

Corpos de 27 mineiros são recuperados após incêndio em mina de ouro no Peru

Em um primeiro momento, os socorristas extraíram 12 corpos, mas as tarefas foram interrompidas temporariamente, devido ao fluxo de gases tóxicos

Corpos dos mineradores no PeruCorpos dos mineradores no Peru - Foto: Diego Ramos/AFP

Brigadas aguardando recuperaram os corpos dos 27 trabalhadores que morreram no fim de semana em um incêndio em uma mina de ouro no sul do Peru — informou o prefeito da área da tragédia nesta segunda-feira (8).

As tarefas de resgate duraram até o início da manhã no túnel La Esperanza 1, na cidade de Yanaquihua, no departamento de Arequipa.

"Os 27 corpos dos trabalhadores foram resgatados", disse o prefeito de Yanaquihua, James Casquino, à rádio RPP. Os demais mortais tiveram de ser transportados em caixões por uma estrada que leva à cidade de Arequipa.

Em um primeiro momento, os socorristas extraíram 12 corpos, mas as tarefas foram interrompidas temporariamente, devido ao fluxo de gases tóxicos, explicou Casquino.

Os mineiros morreram sufocados, ou queimados, após o incêndio causado por um curto-circuito seguido, aparentemente, de uma explosão.

O incêndio começou no sábado (6), mas apenas ontem a Polícia conseguiu apurar o número de vítimas da pior tragédia de mineração em décadas no Peru. O país é o maior produtor de ouro da América Latina.

A mina suportada pelas chamas é legalmente operada pela "Minera Yanaquihua", uma empresa de porte médio que opera há 23 anos e extrai cerca de 15 mil onças de ouro por ano, segundo seu site.

Em um comunicado, a empresa especificou que 175 trabalhadores saíram ilesos do acidente.

A mineração é um dos motores da economia peruana, com participação de 8,3% no Produto Interno Bruto (PIB). O Peru é o segundo maior produtor mundial de prata, cobre e zinco, e o maior produtor de ouro, zinco, estanho, chumbo e molibdênio da América Latina, segundo dados oficiais.

No ano passado, 39 pessoas morreram em incidentes associados à mineração, de acordo com o Ministério de Minas e Energia do Peru.

 

Veja também

Quatro navios dos EUA encalham perto de cais temporário em Gaza
Gaza

Quatro navios dos EUA encalham perto de cais temporário em Gaza

Governo do Rio Grande do Sul sanciona lei que institui plano de reconstrução do estado
Rio Grande do Sul

Governo do Rio Grande do Sul sanciona lei que institui plano de reconstrução do estado

Newsletter