Notícias

Cortejos de maracatus reúnem centenas na Noite para os Tambores Silenciosos

Evento reuniu integrantes de dez maracatus, em cerimônia religiosa pedindo paz no Carnaval

Noite para os Tambores SilenciososNoite para os Tambores Silenciosos - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Centenas de pessoas foram a Olinda na noite desta segunda-feira (5) para assistir à 17ª Noite para os Tambores Silenciosos. Cortejos formados por integrantes de dez maracatus de baque virado desfilaram pelas ruas da parte antiga da cidade, saindo da Igreja de São Pedro, passando pelos Quatro Cantos e seguindo até a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na Estrada do Bonsucesso, onde juntos fecham o encontro à meia-noite.

Dez maracatus se apresentaram: Estrela Brilhante de Igarassu, Leão Coroado, Nação Camaleão, Nação Tigre, Nação Maracambuco, Nação de Luanda, Nação Badia, Nação Estrela de Olinda, Nação Pernambuco e Nação Sol Brilhante.

A celebração acontece toda segunda-feira da semana anterior ao Carnaval. “Para a gente, é muito mais que um espetáculo, que uma forma de expressão artística. É um ritual religioso, onde pedimos aos eguns que o Carnaval seja de muita paz”, explicou Kátia Paz, organizadora do evento e diretora cultural da Associação dos Maracatus de Olinda (AMO).

Leia também: 
Tambores Silenciosos esquentam o Carnaval
Louvação dita o Dia dos Eguns na Noite dos Tambores Silenciosos 

 Apesar do dia e hora, muitos moradores e turistas compareceram. "Eu assisto todo ano. Desta vez, acho que houve mais organização e menos grupos", opinou o engenheiro Juscelino Bourbon, morador do sítio histórico.

Considerada um dia consagrado às almas, tanto no catolicismo como nas religiões de matriz africana, a segunda-feira também é palco de uma tradicional celebração durante o Carnaval do Recife: na próxima semana, já durante o período momesco, acontecerá a Noite dos Tambores Silenciosos, no bairro de São José.

 

Veja também

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda
estudo

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas
Faixa de Gaza

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas

Newsletter