Notícias

Covid-19: estudo em Fernando de Noronha identifica dois assintomáticos

Homem de 50 anos e mulher de 56 testaram positivo após participarem de coleta para monitoramento da circulação do vírus na ilha

Fernando de NoronhaFernando de Noronha - Foto: Fabio Nóbrega/Portal FolhaPE

Os primeiros resultados do estudo epidemiológico que está sendo realizado no arquipélago de Fernando de Noronha identificaram dois casos positivos da Covid-19. Os pacientes são uma mulher de 56 anos e um homem de 50. Ambos estão assintomáticos e encontram-se em isolamento domiciliar, cumprindo quarentena. Outras 18 pessoas que tiveram contato com esses pacientes confirmados também estão isoladas e passarão por testes.

No dia 9 de maio, após descartar quatro testes suspeitos, a administração da ilha anunciou que havia zerado os casos. Até então, 28 pessoas haviam testado positivo para a Covid-19 na ilha, sendo 17 homens e 11 mulheres. Desses casos, apenas um precisou ser transferido para o Recife, por apresentar maior gravidade. Todos esses pacientes se recuperaram e a ilha não registra óbitos. Os moradores ficaram mais de 20 dias em lockdown, com restrições rígidas de circulação.

Durante o mês passado, surgiram alguns casos suspeitos, mas todos tiveram resultado negativos para o Sars-CoV-2. Os dois novos casos foram identificados após o início do protocolo de testagem que está sendo realizado na ilha, que participa de um estudo epidemiológico. Após o diagnóstico positivo dos dois pacientes, uma equipe de vigilância foi até a residência deles comunicar o resultado e fazer uma investigação dos contactantes para que esses também sejam submetidos a exames.

Na primeira etapa da pesquisa, 455 amostras de voluntários foram coletadas e enviadas ao Recife para diagnóstico. No total, cerca de 900 moradores serão pesquisados nesse estudo: homens, mulheres e crianças, escolhidos de forma aleatória. Os que aceitam ser voluntários respondem a um questionário com dados socioeconômicos, clínicos e hábitos de prevenção à Covid-19 e serão submetidos a exames por um período de um ano, durante o qual terão acompanhamento da equipe responsável pela pesquisa.

Leia também:
Praias de Fernando de Noronha são liberadas para moradores da ilha

O estudo fornecerá evidências para orientar ações de vigilância e controle da doença e também irá apoiar a tomada de decisão da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas na ilha. Nesta quinta (4), uma nova rodada de coletas será realizada, segundo o administrador da ilha, Guilherme Rocha, que pediu, em entrevista à rádio local, que a população siga vigilante em relação às medidas de prevenção à Covid-19. 

"Esse vírus é traiçoeiro, ele não avisa e não escolhe onde vai estar. O pior já passou, mas devemos continuar vigilantes", disse ele, afirmando que a descoberta dos dois novos casos era algo esperado e não deve ser motivo para desespero.  

Praias
O acesso às praias de Fernando de Noronha está liberado desde o último dia 25 de maio. Porém, é necessário seguir algumas regras para prevenção da doença. São permitidas atividades físicas e náuticas individuais e a prática de esportes com grupos de no máximo quatro pessoas, sem contato físico. Ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de dois metros entre elas, a realização de atividades de comércio, a venda ou consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de guarda-sóis e toldos, etc.

Vigilância em Saúde
Para garantir o controle da circulação do vírus na ilha, é necessário que a população esteja atenta. Ao sentir qualquer sintoma de um quadro gripal, o morador deverá comunicar à Vigilância de Saúde da ilha, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. A equipe de saúde deve ser contactada pelos números: 3619-0956 / 99488-4366

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney
REDES SOCIAIS

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Newsletter