Notícias

Covid-19 já alcançou 38 povos indígenas no Brasil, alerta associação

O avanço do novo coronavírus no Brasil também favoreceu o aumento da invasão de garimpeiros e madeireiros ilegais

Combate ao coronavírus em RoraimaCombate ao coronavírus em Roraima - Foto: Marcelo Camargo / Ag. Brasil

A Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) alertou nesta sexta-feira (15) que o novo coronavírus já se espalhou em 38 povos indígenas do país, registrando 446 casos e 92 mortes, segundo balanço feito pela instituição.

"É com assustadora velocidade que o vírus chega nos territórios indígenas de todo o país", afirmou a APIB em um comunicado.

Leia também:

Sebastião Salgado e ONGs lançam iniciativas para proteger indígenas na pandemia

Refugiados, 40 indígenas venezuelanos estão com Covid-19 na Paraíba 

A APIB destaca que a maioria dos casos foi registrada na Amazônia brasileira, onde há dezenas de povos indígenas, muitos deles isolados ou não contactados.

Na última quinta-feira, indígenas do Parque das Tribos, uma comunidade indígena nos arredores de Manaus, deram adeus ao seu maior líder, o cacique Messias Kokama, morto aos 53 anos por causa da COVID-19. O velório foi realizado com o caixão fechado e envolto em plástico.

A associação ressalta que também há registros de pacientes confirmados no sul do país, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Uma contagem do Instituto Socioambiental (ISA) relata que apenas em áreas não urbanas há 301 casos de indígenas contaminados por esse vírus, e 19 mortes.

O Brasil, com 202.000 diagnósticos, é o sexto país com mais casos da COVID-19 no mundo, e se considera que este número possa ser até 15 vezes maior, devido à falta de testes em massa. No país, o balanço já é de quase 14.000 mortos.

Em meio ao avanço da pandemia, nesta sexta, o ministro da Saúde, Nelson Teich, renunciou após menos de um mês no cargo. Ele alegou "incompatibilidades" com o presidente de Jair Bolsonaro, que se opõe às medidas de isolamento social para combater a pandemia.

O avanço do novo coronavírus no Brasil também favoreceu o aumento da invasão de garimpeiros e madeireiros ilegais em terras onde vivem esses povos indígenas isolados, como denunciou a ONG Survival International em nota divulgada hoje.

"Aproveitando a pandemia, garimpeiros e madeireiros invadem terras de povos indígenas isolados", alertou a organização.

A Survival International denunciou invasões em quatro locais de quatro estados da Amazônia brasileira. A invasão teria chegado ao Vale do Javari, no estado da Amazônia, perto da fronteira com o Peru e com a maior concentração de povos indígenas isolados.

"O presidente Bolsonaro, com seu discurso racista e ações anti-indígenas para tentar roubar as terras indígenas, está incentivando uma onda de invasões", defende a Survival. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães
Recife

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães

Newsletter