Covid-19: número de curas supera o de óbitos em Pernambuco

Estado soma, nesta segunda-feira (27), 704 curas clínicas comprovadas, sendo 367 delas no Recife

Jailson Correia, secretário de Saúde do RecifeJailson Correia, secretário de Saúde do Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (27), a cura clínica comprovada de mais 288 pacientes que tiveram diagnóstico laboratorial para a Covid-19. Foi o segundo dia consecutivo em que o número de recuperações superou o número de óbitos pela doença.

No último sábado (25), eram 220 as pessoas curadas após teste positivo para a infecção pelo novo coronavírus. Nesse domingo (26), esse quantitativo saltou para 416 e, nesta segunda, foi o maior aumento diário, tendo o Estado agora um total de 704 curas comprovadas.

"A gente espera que isso seja uma constante a partir de agora, na medida em que passamos a contabilizar mais de 15 dias de aceleração da curva epidêmica", disse o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, explicando o quadro característico da recuperação. "O paciente precisa ter passado ao menos 14 dias dos primeiros sintomas e estar há pelo menos três dias sem sintomas.”

Desse total, 367 curados são residentes no Recife, o epicentro da doença em Pernambuco. A capital pernambucana tem um total de 2.972 casos positivos até o momento, sendo 1.937 com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.035 considerados quadros leves. O Recife responde por 197 das 450 vítimas fatais da Covid-19 no Estado até o fim da tarde desta segunda.

Leia também:
Pernambuco registra 460 novos infectados e 35 mortes pela Covid-19 em 24h
Respiradores apreendidos por determinação da Justiça chegam a Pernambuco
Olinda constrói novo hospital de campanha para tratamento da Covid-19


"Números não têm sentimento. Mas a verdade é que escondem histórias de perdas de vida, e isso é muito significativo. Além de histórias de pessoas que se recuperaram depois de dias difíceis na UTI. Que isso valha como lembrete pra nós podermos interferir nesse número, com o distanciamento social. O distanciamento social salva vidas”, pontuou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Em cadeia nacional, Queiroga defende vacinação e apela para que pessoas tomem a 2ª dose
VACINAÇÃO

Em cadeia nacional, Queiroga defende vacinação e apela para que pessoas tomem a 2ª dose

Preso na Paraíba suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco
Investigação

Preso na Paraíba suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco