Covid-19: Recife obtém liminar favorável à entrega de respiradores

Um entrave ocorreu quando a empresa contratada pediu a revisão de valores dos equipamentos

Respiradores mecânicos são fundamentais na luta contra o coronavírusRespiradores mecânicos são fundamentais na luta contra o coronavírus - Foto: Divulgação

Após um entrave na entrega de respiradores adquiridos pela Prefeitura do Recife para o combate ao novo coronavírus em Pernambuco, foi proferida decisão favorável à garantia de entrega de 36 respiradores adquiridos junto à empresa Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos S/A. Os equipamentos, essenciais para o suporte a pacientes graves acometidos pela Covid-19, haviam sido obtidos em março e seus prazos de entrega devem ser cumpridos em maio. A empresa fornecedora, entretanto, pedia revisão de preços alegando reequilíbrio econômico financeiro do contrato.

O pedido foi feito pela Procuradoria Geral do Município (PGM) nessa segunda (4), e a decisão foi proferida no mesmo dia pelo juiz Djalma Andrelino Nogueira Junior, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que determinou a garantia de entrega dos respiradores no prazo determinado na Ata de Registro de Preço da compra, ou seja, nos dias 13 e 18 deste mês. Caso descumpra a medida judicial, a Lifemed, empresa sediada em Maceió, capital de Alagoas, será multada em R$ 100 mil diários, e a medida também prevê a apreensão dos bens.

Leia também:
Cientistas criam anticorpos que bloqueiam ação do coronavírus em testes in vitro
Pernambuco repete recorde de óbitos por Covid-19 em 24h
Sétimo hospital de campanha é entregue no Recife com 107 leitos

O prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância dos equipamentos para o combate contra a Covid-19. “Hoje chegamos ao número de 100 pessoas que já tiveram altas de UTIs instaladas em leitos construídos pela Prefeitura após a pandemia. Foram 100 pessoas que voltaram pra casa e estão com suas famílias e que foram salvas pelo atendimento hospitalar”, pontua.

Para o procurador geral do Município, Rafael Figueiredo, a vitória reflete o bom senso e espírito de cooperação do Judiciário. “A decisão é crucial neste momento, pois estamos trabalhando desde 28 de janeiro, quando foi criado o comitê de Resposta Rápida ao Novo Coronavírus e, desde então, a Procuradoria está alerta para garantir a efetividade dos leitos de UTI já criados. Esses respiradores vêm somar pra salvar vidas na nossa cidade”, destacou Figueiredo. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Covid-19: Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela pandemia
Boletim Pandemia

Covid-19: Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela pandemia

Avião com vacina contra Covid-19 para Pernambuco aterrissa no Recife
COVID-19

Avião com vacina contra Covid-19 para Pernambuco aterrissa no Recife