CPRH investiga origem de substância encontrada na Praia do Paiva

A CPRH nega que a substância tenha alguma ligação com o vazamento de óleo que aconteceu na Refinaria Abreu e Lima

Substância encontrada na Praia do PaivaSubstância encontrada na Praia do Paiva - Foto: Divulgação

Uma substância nas cores bege e preta foi encontrada nas águas da Praia do Paiva, no município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, na terça-feira (3). O registro da poluição foi feito através de fotos e vídeos no perfil do Facebook da Surfe Nordeste, empresa de comunicação voltada para esportes radicais.

Com tristeza, Regi Galvão, diretor da Surfe Nordeste, lamentou a poluição causada pelo material. “Aqui é um dos lugares mais bonitos de Pernambuco e agora acontece isso. Algumas das melhores ondas do Estado estão ameaçadas por todo esse óleo”, afirmou.

Frequentador há 45 anos da Praia do Paiva, Regi acredita que a substância seja proveniente do vazamento de óleo registrado na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, RMR, na terça-feira (27). De acordo com o surfista, o óleo teria sido trazido para as areias da praia juntamente com uma grande quantidade de lixo por uma corrente influenciada por ventos que provém do sul. 

A denúncia foi recebida pela Agência Estadual de Meio Ambiente, que, questionada, afirmou que o material não tem relação alguma com o vazamento de óleo registrado na refinaria.

Leia também:
Piche despejado no mar atinge praias do litoral pernambucano
Técnicos da Petrobras removem óleo que vazou da Refinaria Abreu e Lima
Material está confinado, diz CPRH sobre vazamento de óleo da Refinaria Abreu e Lima
 

“A CPRH está investigando qual a origem da substância. Nesta época do ano é comum que aconteça a Floração de Algas, e a suspeita é de que a mancha branca vista nos vídeos tenha relação com esse fenômeno, já os resquícios pretos podem estar ligados aos piches encontrados nas praias do litoral nos últimos dias”, afirmou o diretor de Controle de Fontes Poluidoras do órgão, Eduardo Elvino.

A substância está sendo analisada pelo órgão e um resultado conclusivo deve estar pronto em três dias. 

Veja também

Ciclofaixa não funcionará neste domingo (29) de segundo turno
mobilidade

Ciclofaixa não funcionará neste domingo (29) de segundo turno

Encceja 2020: edital com data de aplicação da prova é divulgado
Educa Mais Brasil

Encceja 2020: edital com data de aplicação da prova é divulgado