Creche-escola municipal é inaugurada em comunidade da Zona Oeste do Recife

A creche-escola vai atender mais de 160 crianças de 1 a 5 anos de idade da área e custou mais de R$ 4 milhões

Creche-escola Miguel Arres, nos TorrõesCreche-escola Miguel Arres, nos Torrões - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, na Zona Oeste do Recife, ganhou uma creche-escola municipal. Inaugurada na manhã dessa quinta-feira (16), a creche-escola vai atender mais de 160 crianças de 1 a 5 anos de idade da área e custou mais de R$ 4 milhões. O espaço recebeu o nome de Miguel Arraes. 

“É uma grande conquista para Roda de Fogo, que tem uma história como Miguel Arraes, responsável por consolidar essa comunidade há muitas décadas”, disse o prefeito Geraldo Julio. Segundo ele, o espaço não "deixa a desejar a uma creche particular: "É um padrão muito diferente, com inclusão digital, brinquedo, biblioteca. É tudo preparado para que a criança saia pronta para um processo de alfabetização".

Leia também:
Censo Escolar: cresce número de matrículas na creche e na pré-escola
Creche Escola na Zona Oeste do Recife oferece 150 vagas
Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil

As turmas estudarão em salas temáticas chamadas de ateliê: movimento, com música, dança e teatro; faz de conta, com contação de histórias e teatro de fantoche; artes, relacionado a artes visuais; e o ateliê de linguagem corporal, onde serão desenvolvidas atividades de leitura e trabalhos relacionados à natureza e à sociedade. A ideia é que os alunos passem por todos os ateliês. “Isso é um modelo de gestão pedagógico diferente que aproveita todos os espaços para que as crianças não tenha uma sala única para estudar.”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bernardo D’Almeida.

A creche possui 1.400 m2 de área e oito salas. As matriculas já começaram, e as aulas começarão em 4 de fevereiro. “As mães devem vir na escola com os documentos pessoais e procurar a gestão”, informou a diretora da creche-escola, Brígida Maria.

Na solenidade de inauguração muitas mães estiveram presentes para matricular seus filhos e para conhecer a estrutura da creche. A dona de casa Shirley Rodrigues, 34, mãe da Maria Luiza, de 5 anos, já garantiu a vaga da filha. “É a oportunidade para as mães da comunidade para deixar seus filhos para ir trabalhar ou procurar emprego. Tudo muito bem organizado, com limpeza e estrutura. Eu mesma amei.”, comemora.

Veja também

Pedidos de seguro-desemprego aumentam nos EUA após furacão Ida
furacão

Pedidos de seguro-desemprego aumentam nos EUA após furacão Ida

Ministério da Saúde recua e recomenda suspensão vacinação de adolescentes sem comorbidades
Coronavírus

Saúde recomenda suspender vacina em adolescentes sem comorbidades; PE ainda não comentou