Pedido

CRESS-PE solicita a inclusão de assistentes sociais no Plano de Vacinação contra a Covid-19

Em documento enviado à SES, o conselho reitera a importância da classe para a manutenção da saúde pública

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns realizando ações durante pandemia da Covid-19Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns realizando ações durante pandemia da Covid-19 - Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Serviço Social da 4ª Região (CRESS-PE) encaminhou, nesta sexta-feira (22), ofício para a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) solicitando que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco considere os assistentes sociais como grupo prioritário, em nível municipal e estadual.
 
O documento destaca a categoria como grupo fundamental no enfrentamento à doença, assim como para a manutenção da ordem pública, atuando junto a grupos de risco não apenas nos serviços de  saúde, mas também nas unidades e serviços de assistência social, onde atende a populações em situação de vulnerabilidade social. 

 
Confira o ofício na íntegra: 
 
"Recife, 22 de janeiro de 2021.
 
Ao Ilustríssimo Senhor André Longo Araújo de Melo
Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco
 
O Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco – CRESS 4ª Região, vem respeitosamente solicitar que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 em Pernambuco considere as/os assistentes sociais, atuantes em todos os serviços de saúde, assim como na política de assistência social e nas demais políticas nas quais atuam, como grupos prioritários nos níveis municipal e estadual, respectivamente. 
 
Vale ressaltar que consideramos de fundamental importância a garantia da transparência, organização e respeito aos grupos prioritários nos planos municipais e estaduais de vacinação com base nos critérios científicos, epidemiológicos e sociais, incorporando as demandas dos mais diversos segmentos de trabalhadores/as. 
 
Enfatizamos que as/os assistentes sociais, no contexto da pandemia da Covid-19, mantiveram suas atividades profissionais nas redes de Saúde e de Assistência Social de Pernambuco, em conformidade com a Lei Federal nº 14.023, de 8 de julho de 2020, a qual os insere um rol de profissionais consideradas/os essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública. 


Desta forma a/o assistente social tem se configurado como profissional de fundamental importância no tocante às orientações à população e na disseminação de informações, por meio de fontes seguras, contribuindo para não propagar um clima de terror em tempos tão desafiadores, estando diretamente expostas/os a agentes nocivos à saúde em todos os seus espaços socio-ocupacionais. 
 
Por fim, tal como o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, consideramos a garantia da vacinação para toda a população um dever ético! Por isso, reafirmamos a defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, tendo em vista que o acesso universal, público e gratuito à vacinação hoje apresenta-se como meio fundamental de redução e controle do contágio pela doença e prevenção de novos óbitos. 
 
Sem mais a tratar, renovamos nossos votos de estima e consideração."

 

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter