IGREJA

Criador da Fundação Terra, Padre Airton Freire é afastado pela Diocese de Pesqueira; entenda o caso

Segundo comunicado divulgado pela diocese, o sacerdote está "privado do uso da ordem"

Padre Airton FreirePadre Airton Freire - Foto: Reprodução/Instagram

O padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, foi proibido, por decisão da Diocese de Pesqueira, de exercer suas funções como pároco.

Segundo comunicado divulgado pela diocese, o sacerdote está “privado do uso da ordem” e “não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental”. A nota foi publicada nesta terça-feira (30). 

O comunicado, assinado pelo bispo José Luiz Ferreira Sales, diz que a Freire fica vedado “o exercício do ministério presbiteral”, ou seja, de atuar como padre, e quaisquer cargos eclesiásticos”.

A Folha de Pernambuco questionou a Diocese de Pesqueira sobre os motivos do afastamento do Padre Airton; no entanto, até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.

Airton Freire possui formação em Filosofia, Teologia e Psicologia e ordenou-se padre diocesano em 1982. Dois anos depois, em 1984, o religioso criou a Fundação Terra, em uma comunidade de Arcoverde, no Sertão, popularmente conhecida como “Rua do Lixo”. 

Confira a nota
Vimos, através desta, comunicar que o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo Diocesano de Pesqueira, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2, do Código de Direito Canônico, DECRETOU, neste dia 30 de maio de 2023, a SUSPENSÃO DE ORDEM “AD CAUTELAM” do PADRE AIRTON FREIRE DE LIMA.

Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental.

Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos.

Veja também

Explosão em café deixa cinco mortos na capital da Somália
ATENTADO

Explosão em café deixa cinco mortos na capital da Somália

Militantes fazem ato esvaziado contra Lula e Moraes e com exaltação a Trump
MANIFESTAÇÃO

Militantes fazem ato esvaziado contra Lula e Moraes e com exaltação a Trump

Newsletter