CHUVAS

Crianças estavam com padrinho quando casa da família desabou em Petrópolis; mãe está desaparecida

Samara Lopes contou que seus dois sobrinhos não voltaram para a residência da mãe devido ao temporal deste domingo

Miriam ValleMiriam Valle - Foto: reprodução/Facebook

Os filhos da moradora de Petrópolis cuja casa desabou devido às fortes chuvas deste domingo estão num local seguro, conforme comunicou a tia deles. As duas crianças estavam com o padrinho quando o temporal atingiu a cidade serrana.

— Ele não entregou (as crianças para a mãe) exatamente porque começou a chover muito — explicou Samara Lopes, irmã de Miriam Valle, de 32 anos, atualmente desaparecida.

Nas redes sociais, circulam imagens que mostram o antes e o depois da residência, localizada na rua Washington Luiz, em Valparaíso. O marido de Miriam, Anthonio Gonçalves, foi resgatado com vida. Os outros dois que estão sendo procurados pelos bombeiros são sua sobrinha e o namorado dela. Há registro ainda de uma quarta pessoa desaparecida na mesma rua, segundo a Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ).

As fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na Região Serrana do Rio, neste domingo, derrubaram casas e causaram pelo menos cinco mortes, segundo a Defesa Civil.

Petrópolis:  vítima da chuva de fevereiro lamenta cruzes em homenagem a mortos serem arrastadas em novo temporal: 'É muito triste isso'

Numa postagem no Facebook, Samara comentou sobre o desabamento da casa e pediu orações aos amigos para que sua irmã seja encontrada com vida. Samara também disse que seu cunhado foi socorrido ao hospital Santa Teresa, onde recebe atendimento médico e encontra-se bem, sem risco de morte. Há registro ainda de uma quarta pessoa desaparecida na mesma rua, segundo a Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ).

Samara contou que Miriam preparava-se para se mudar a um lugar mais seguro ainda nesta semana. A ideia de buscar outro local veio a partir da última tragédia na cidade, ocorrida em fevereiro, quando ela chegou a sair de casa por algumas semanas.

— Por falta de um local seguro, ela voltou pra casa — afirmou Samara. — Não lembro o dia exato, mas ela voltou algumas semanas depois da primeira chuva. Já estava vendo outra casa, mais embaixo. Ia se mudar essa semana. Me mandou um áudio ontem, toda feliz, falando comigo que ia mudar, que a casa dela tinha piscina agora...

Ainda de acordo com ela, a casa nova é localizada no mesmo quintal, mas fica num local mais abaixo, onde não há risco de desabamento.

Equipes da Sedec-RJ e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foram mobilizadas para atuarem nas buscas e minimizarem danos causados pelas chuvas.

Só em Petrópolis, cerca de 150 militares contam com apoio das unidades especializadas, incluindo as equipes do Grupamento de Busca e Salvamento, Socorro Florestal e Meio Ambiente, e cães farejadores.

Até o momento, a corporação já recebeu mais de 50 chamados para deslizamentos, desabamentos e salvamentos de pessoas ilhadas em diversos pontos. Já foram resgatadas com vida 31 pessoas. Mas também foram constatadas cinco mortes, sendo duas no Morro da Oficina, duas na Rua Washington Luiz e uma no Valparaíso.

Os militares atuam, na manhã desta segunda-feira, em três pontos da cidade, em ocorrências de deslizamento de terra e salvamento de pessoas ilhadas e isoladas.

Veja também

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?
SAÚDE

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training
Nunca é tarde

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training

Newsletter