Área de conflito

Cruz Vermelha retira 300 crianças de orfanato da capital do Sudão

O estabelecimento está localizado no centro da capital sudanesa, uma área muito afetada pelos confrontos

"Trezentas crianças e 70 funcionários do orfanato Maygoma" foram levados para a cidade de Madani"Trezentas crianças e 70 funcionários do orfanato Maygoma" foram levados para a cidade de Madani - Foto: AFP

A Cruz Vermelha retirou 300 crianças na quarta-feira (7), algumas delas em estado muito frágil, de um orfanato em Cartum, a capital do Sudão devastada pela guerra — disseram fontes humanitárias à AFP nesta quinta-feira (8).

O estabelecimento está localizado no centro da capital sudanesa, uma área muito afetada pelos confrontos, desde 15 de abril, entre o Exército liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhan e os paramilitares do general Mohamed Hamdan Daglo.

"Trezentas crianças e 70 funcionários do orfanato Maygoma" foram levados para a cidade de Madani, 200 quilômetros ao sul de Cartum, declarou uma porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Alyona Synenko.

"Interviemos a pedido do Ministério do Desenvolvimento Social, ao qual este orfanato está subordinado", completou.

Algumas crianças morreram nesta instalação nas últimas semanas, depois de apresentarem "febre, desidratação, doenças e desnutrição", disse Ammar Ammar, responsável regional de Comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A agência não especificou o número exato de mortes.

Veja também

Marrone é diagnosticado com glaucoma avançado; entenda o que é a doença
glaucoma

Marrone é diagnosticado com glaucoma avançado; entenda o que é a doença

Novo Ensino Médio: relatora muda o texto, aumenta carga horária e propõe regra de transição
educação

Novo Ensino Médio: relatora muda o texto, aumenta carga horária e propõe regra de transição

Newsletter