Trânsito

CTTU implanta novo plano de circulação no bairro do Rosarinho

Nova circulação entra em vigor no próximo sábado (15) e vai mudar sentidos de três vias e incluir mais travessias para pedestres

Rua Dr. José Maria, EncruzilhadaRua Dr. José Maria, Encruzilhada - Foto: Reprodução

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará, a partir do próximo sábado (15), um novo plano de circulação no bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife. 

A ideia da intervenção é promover mais segurança viária e melhor ordenamento da circulação das vias. O novo plano de circulação vai alterar o sentido das ruas Neto de Mendonça, Doutor José Maria e General Abreu e Lima e incluir mais travessias para pedestres. Além disso, possibilitará a implantação futura de uma ciclofaixa no local.
 

Com a nova circulação, as ruas Neto de Mendonça, Doutor José Maria e General Abreu e Lima passam a ter sentido único de circulação. A Rua Neto de Mendonça passará a ser mão única a partir da altura da Avenida Conselheiro Rosa e Silva até a Rua Doutor José Maria; já a Rua Doutor José Maria passará a ser sentido único a partir da imediação da Rua General Abreu e Lima até a Avenida Conselheiro Rosa e Silva e a Rua General Abreu e Lima terá o fluxo único permitido em direção à Rua Doutor José Maria.

Os condutores que estiverem na Rua Doutor José Maria e desejarem acessar a Rua Neto de Mendonça poderão fazer a circulação pelas ruas Simão Mendes, do Futuro e Hoel Sette. Já os que estiverem na Rua Doutor José Maria e desejarem acessar a Rua General Abreu e Lima poderão seguir o percurso: Avenida Conselheiro Rosa e Silva e ruas Neto de Mendonça e General Abreu e Lima. Já os condutores que utilizam a Avenida General Abreu e Lima no sentido Parque da Jaqueira, podem ir pela Rua Regueira Costa como opção de deslocamento. Quem estiver na Avenida Rosa e Silva e desejar acessar a Avenida Norte, pode utilizar a Avenida Santos Dumont.

Os pedestres serão muito beneficiados com essas mudanças, com 18 novas faixas de pedestres e um semáforo entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua Neto de Mendonça que, apesar de não interferir no fluxo de veículos devido à sincronização com os demais equipamentos, vai promover uma travessia mais segura para os que caminham pela região. 

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da ação para o trânsito no local. “O objetivo dessa nova circulação foi reduzir o risco de acidentes na confluência das ruas Neto de Mendonça, General Abreu e Lima e Doutor José Maria. Com essa mudança, teremos um melhor ordenamento do fluxo e mais segurança para os pedestres nas travessias, inclusive com uma oportunidade de travessia na Avenida Conselheiro Rosa e Silva”.

Equipes da CTTU têm feito visitas à área que vai receber a mudança. Na semana passada, fizeram panfletagem no local para informar aos moradores sobre a mudança e convocar para uma reunião online, que aconteceu na segunda-feira (10). O encontro teve como objetivo ouvir sugestões dos moradores e mostrar com detalhes a nova circulação. Além da equipe técnica, também participaram o secretário de mobilidade e controle urbano, João Braga, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano  (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo para garantir um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos. Desde 2013, já são mais de 150 modificações implantadas pela Cidade, entre binários, disciplinamento de estacionamento, implantação de rotas cicláveis e outras mudanças de circulação. 
 

Veja também

Professores da rede estadual paralisam atividades em Pernambuco em protesto por piso salarial
PERNAMBUCO

Professores da rede estadual param atividades, hoje, em protesto por piso salarial

PF apreende, no Recife, ecstasy em potes de creme enviados pelos Correios; dois são presos
Tráfico de drogas

PF apreende, em Boa Viagem, ecstasy em potes de creme entregues pelos Correios