Cuidado com o que baixa no seu Android

O LeakerLocker ameaça propagar informações íntimas que constam no aparelho da vítima

Vírus LeakerLocker, para Android, estava em apps do Google PlayVírus LeakerLocker, para Android, estava em apps do Google Play - Foto: Reprodução

Se você usa Android e costuma usar aplicativos na Google Play é bom ficar alerta para um novo ransomware, ou “vírus de resgate”, aquele tipo que sequestra dados pessoais para depois ameaçar o dono do aparelho invadido. É que a McAfee detectou um novo vírus, o LeakerLocker.

O curioso é que, diferente dos outros, que criptografam os arquivos encontrados e só os “desembaralham” depois de um pagamento de resgate, este ameaça enviar informações íntimas que constam no aparelho da vítima a todas as pessoas que ela tiver em sua lista de contatos. Entre os dados que podem vazar estão SMS enviados e recebidos, histórico de localização via GPS, de ligações e fotos armazenadas.

A orientação da McAfee é que as vítimas não cedam à chantagem, já que não existe a garantia de que as informações serão liberadas e de que não serão usadas em chantagens futuras. Os aplicativos apontados pela McAfee foram o Wallpapers Blur HD e Booster & Cleaner Pro que, juntos, foram baixados mais de 15 mil vezes. Eles já sumiram da lista da Google Play, mas, se você entrar na lista dos chantageados antes de deletar possíveis fotos “impublicáveis”, resta sentar e rezar, mas não antes de buscar por uma delegacia especializada.

Alvos do LeakerLocker
Os criadores do LeakerLocker se basearam num universo que não para de crescer. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas online, QualiBest - em 2015! -, mostrou que 46% dos entrevistados - num universo de 463 homens e mulheres entre 16 a 30 anos - já compartilharam fotos ou vídeos da própria nudez. Resta saber quantos lembraram de apaga-los da memória dos dispositivos.

OPERAÇÃO AQUARIUS > Policiais civis fizeram ontem uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com o preocupante ‘Baleia Azul’. Os mandados foram cumpridos em 20 municípios de nove estados brasileiros, mas Pernambuco ficou de fora, apesar dos casos confirmados no Estado. A operação, chamada Aquarius, está sendo coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil fluminense.

Leia também:
Detido suposto curador do jogo 'Baleia Azul' no Rio de Janeiro
Polícia faz operação contra o jogo Baleia Azul em nove estados


DDOS >
Segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Segurança no Brasil (CERT.br), organização que acompanha incidentes de segurança no mundo virtual brasileiro, divulgados nesta semana, ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) no Brasil, cresceram 138% em 2016. Foram 60.432 notificações.

Leia também:
Linux agora disponível na Windows Store
4G: velocidade torta em um cenário mais torto ainda


ENXOVAL INTELIGENTE > Executivos da ID Track e da W Energy vão debater sobre as otimizações de gastos do setor de saúde por meio do uso da tecnologia RFID durante o 2º Fórum de Hotelaria Hospitalar, que acontece na HospitalMed 2017, entre os dias 16 e 18 de agosto, no Cecon-PE. A ID Track lançará aplicativo de gestão que promete o controle dos enxovais hospitalares por meio dos recursos de radiofrequência.

EMOJIS > Em comemoração ao dia mundial do emoji, na última segunda-feira (17), o emoji mais usado no Facebook no Brasil é o ‘Sorriso com lágrimas de alegria’, seguido pelo ‘sorriso com olhos de coração’. A informação ganha relevância quando consideramos que mais de 60 milhões de emojis são usados diariamente no Facebook, e mais de 5 bilhões no Messenger. Está aí um filão e tanto para estratégias de marketing e ainda praticamente inexplorado, para a sorte dos usuários.

Veja também

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro
Saúde

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada
Governo Federal

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada