Notícias

Cuidados ao fazer compras em época de coronavírus

Em primeiro lugar, a princípio, sua mão estará sempre suja. Nunca a leve à boca, nariz, olhos ou cabelo

Rafael Coelho,  e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho |Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho | - Foto: divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Um pergunta que sempre me fazem é como se comportar ao fazer compras em época do coronavírus.

Fiz algumas observações:

Em primeiro lugar, a princípio, sua mão estará sempre suja. Nunca a leve à boca, nariz, olhos ou cabelo.

Fique a um metro de distância do outro indivíduo na fila do caixa. Você pode passar naturalmente por outras pessoas no corredor do supermercado. Sem paranóia, viu

Prefira pagar as contas no cartão e não ter contato com dinheiro.

Ao chegar em casa, coloque imediatamente a roupa para lavar. Nada de guardar nas gavetas. Tire sapatos e higienize bijuterias, óculos, carteiras, bolsas, etc. Dará um pouco mais de trabalho, mas, deixe a preguiça de lado.

Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão guardados. Limpe também outros objetos que você comprar.

Mergulhe as verduras e frutas em uma solução com água sanitária diluída (siga as instruções do rótulo) e depois enxague com água corrente.

Tenha isso como um ritual. Aos poucos a sua mente entenderá como um hábito e se tornará rotina naturalmente.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico.

Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468

Email: [email protected]

Pílulas

Em tempo...

Parabenizamos os 22 anos da Folha de Pernambuco. Democracia se faz com uma imprensa livre e informações verdadeiras sobre a realidade dos fatos. Isso a Folha sabe fazer muito bem.

CRO emite nota técnica

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco lançou a Decisão 02/2020 que, alinhada à Portaria SES/PE 107/2020, decide pela manutenção apenas dos atendimentos de urgência e emergência, desde que associados ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As medidas são uma forma de diminuir a circulação de pessoas que possam vir a ser vetores de transmissão do Coronavírus, entre elas dos profissionais da Odontologia que as realizam. Algumas Notas Técnicas em conjunto com a Anvisa, AMIB, Secretaria Estadual de Saúde e demais Entidades Odontológicas também foram emitidas, a fim de orientar sobre o uso dos EPIs, quais casos são podem ser considerados atendimentos de urgência e emergência, entre outros pontos.

Hospital de Ortopedia

O Hospital de Ortopedia, nas Graças, Zona Norte do Recife, está atendendo normalmente em sua emergência e urgência, 24 horas. Os cuidados com a higienização e limpeza foram redobrados para proteger pacientes e colaboradores do coronavírus.

Sergere lança guia para idosos e exercícios físicos na quarentena

O Serviço de Geriatria e Reabilitação (Sergere) lançou o guia “Idosos e Exercícios Físicos na Quarentena”. A médica geriatra, Mayara Dourado, informa que o guia é ilustrativo e de fácil entendimento para os familiares colorem os idosos em movimento nesta época de distanciamento social. Mas, faz um alerta: “idosos com alguma perda cognitiva devem ter supervisão de um profissional qualificado”. A obra teve consultoria técnica da profissional de educação física, Aline Malafaia, e do fisioterapeuta, Lucas Franco.

Palavra do Especialista

Coronavírus e fertilidade

Segundo a Associação Americana de Medicina Reprodutiva em parceria com a Associação Europeia de Reprodução, não existe relação direta entre a infecção ocasionada por coronavírus (COVID-19) e infertilidade, a informação vale tanto para homens quanto para mulheres. Encontramos relatos de pacientes que foram infectadas e tiveram um parto prematuro, contudo, ainda não foi realizado nenhum estudo clínico que comprove a ligação com o vírus.

O medo dos pacientes tem a ver com a pandemia global e seus sintomas, que vão desde um simples resfriado até dificuldades para respirar. Existe uma grande quantidade de informações circulando na internet e é normal que as pessoas estejam receosas, mesmo não tendo um indicativo concreto de que a doença cause efeitos negativos durante a gestação. As fontes médicas, que são as mais seguras, nos mostram crianças saudáveis nascidas de gestantes que contraíram o coronavírus..

As febres, que são sintomáticas da doença, costumam comprometer a qualidade dos óvulos, bem como podem causar a azoospermia nos homens, problema que tem o tempo de recuperação de até 4 meses. Para as pessoas que estão se preparando para iniciar um tratamento de fertilidade, a orientação é esperar. Não daremos início a novos procedimentos, somente continuidade aos que já estão em andamento.

Filipe Tenório é médico urologista

@drfilipetenorio

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter