Cuidados ao fazer compras em época de coronavírus

Em primeiro lugar, a princípio, sua mão estará sempre suja. Nunca a leve à boca, nariz, olhos ou cabelo

Rafael Coelho,  e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho |Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho | - Foto: divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Um pergunta que sempre me fazem é como se comportar ao fazer compras em época do coronavírus.

Fiz algumas observações:

Em primeiro lugar, a princípio, sua mão estará sempre suja. Nunca a leve à boca, nariz, olhos ou cabelo.

Fique a um metro de distância do outro indivíduo na fila do caixa. Você pode passar naturalmente por outras pessoas no corredor do supermercado. Sem paranóia, viu

Prefira pagar as contas no cartão e não ter contato com dinheiro.

Ao chegar em casa, coloque imediatamente a roupa para lavar. Nada de guardar nas gavetas. Tire sapatos e higienize bijuterias, óculos, carteiras, bolsas, etc. Dará um pouco mais de trabalho, mas, deixe a preguiça de lado.

Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão guardados. Limpe também outros objetos que você comprar.

Mergulhe as verduras e frutas em uma solução com água sanitária diluída (siga as instruções do rótulo) e depois enxague com água corrente.

Tenha isso como um ritual. Aos poucos a sua mente entenderá como um hábito e se tornará rotina naturalmente.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico.

Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468

Email: [email protected]

Pílulas

Em tempo...

Parabenizamos os 22 anos da Folha de Pernambuco. Democracia se faz com uma imprensa livre e informações verdadeiras sobre a realidade dos fatos. Isso a Folha sabe fazer muito bem.

CRO emite nota técnica

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco lançou a Decisão 02/2020 que, alinhada à Portaria SES/PE 107/2020, decide pela manutenção apenas dos atendimentos de urgência e emergência, desde que associados ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As medidas são uma forma de diminuir a circulação de pessoas que possam vir a ser vetores de transmissão do Coronavírus, entre elas dos profissionais da Odontologia que as realizam. Algumas Notas Técnicas em conjunto com a Anvisa, AMIB, Secretaria Estadual de Saúde e demais Entidades Odontológicas também foram emitidas, a fim de orientar sobre o uso dos EPIs, quais casos são podem ser considerados atendimentos de urgência e emergência, entre outros pontos.

Hospital de Ortopedia

O Hospital de Ortopedia, nas Graças, Zona Norte do Recife, está atendendo normalmente em sua emergência e urgência, 24 horas. Os cuidados com a higienização e limpeza foram redobrados para proteger pacientes e colaboradores do coronavírus.

Sergere lança guia para idosos e exercícios físicos na quarentena

O Serviço de Geriatria e Reabilitação (Sergere) lançou o guia “Idosos e Exercícios Físicos na Quarentena”. A médica geriatra, Mayara Dourado, informa que o guia é ilustrativo e de fácil entendimento para os familiares colorem os idosos em movimento nesta época de distanciamento social. Mas, faz um alerta: “idosos com alguma perda cognitiva devem ter supervisão de um profissional qualificado”. A obra teve consultoria técnica da profissional de educação física, Aline Malafaia, e do fisioterapeuta, Lucas Franco.

Palavra do Especialista

Coronavírus e fertilidade

Segundo a Associação Americana de Medicina Reprodutiva em parceria com a Associação Europeia de Reprodução, não existe relação direta entre a infecção ocasionada por coronavírus (COVID-19) e infertilidade, a informação vale tanto para homens quanto para mulheres. Encontramos relatos de pacientes que foram infectadas e tiveram um parto prematuro, contudo, ainda não foi realizado nenhum estudo clínico que comprove a ligação com o vírus.

O medo dos pacientes tem a ver com a pandemia global e seus sintomas, que vão desde um simples resfriado até dificuldades para respirar. Existe uma grande quantidade de informações circulando na internet e é normal que as pessoas estejam receosas, mesmo não tendo um indicativo concreto de que a doença cause efeitos negativos durante a gestação. As fontes médicas, que são as mais seguras, nos mostram crianças saudáveis nascidas de gestantes que contraíram o coronavírus..

As febres, que são sintomáticas da doença, costumam comprometer a qualidade dos óvulos, bem como podem causar a azoospermia nos homens, problema que tem o tempo de recuperação de até 4 meses. Para as pessoas que estão se preparando para iniciar um tratamento de fertilidade, a orientação é esperar. Não daremos início a novos procedimentos, somente continuidade aos que já estão em andamento.

Filipe Tenório é médico urologista

@drfilipetenorio

Veja também

Troca de placas interdita faixas nas Mascarenhas por 45 dias
Recuperação

Troca de placas interdita faixas nas Mascarenhas por 45 dias

Chuvas de meteoros podem ser avistadas nas próximas madrugadas
ESPETÁCULO

Chuvas de meteoros podem ser avistadas nas próximas madrugadas