Curso de cuidadores de idosos da Alepe teve mais 150 inscritos
A proposta inicial de abrir até 40 vagas, mas diante da grande procura, fechou com 157 alunos
De um lado, uma área carente de profissionais qualificados. Do outro, um amplo mercado a ser conquistado para atender as necessidades das pessoas da terceira idade. O curso gratuito de cuidadores de idosos, promovido pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), iniciou nesta terça-feira (11) e pretende ajudar a preencher essa lacuna ao gerar oportunidades de emprego. A proposta inicial de abrir até 40 vagas, mas diante da grande procura, fechou com 157 alunos.
O lançamento oficial aconteceu nesta quarta, de forma presencial, no auditório Ênio Guerra, da Alepe. No espaço, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), afirmou que o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está no mercado e, aos que buscam uma ocupação, a chance de se profissionalizar para atender de maneira humanizada o cidadão.
“Essa é uma forma de abrir as portas da Alepe, aproximando o Legislativo da população, de forma que possamos agir como um instrumento de transformação na vida dos pernambucanos. O curso vai garantir a oportunidade para que muitas pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, se capacitando adequadamente para auxiliar pessoas que possuam limitações e fragilidades em função da idade avançada”, afirmou.
A empreendedora na área de vendas, Janaína Figueiredo, tem expectativas de voltar ao mercado e experimentar uma nova área de trabalho. “Estou em busca de novos horizontes e vi no curso uma oportunidade de ter uma nova profissão numa área que é tão carente. É preciso se qualificar para cuidar de maneira certa das pessoas, principalmente as idosas que, com o passar do tempo, passam por limitações”, disse.
Leia também
• Agências do Trabalho têm 492 vagas nesta quinta (12); confira
• Indicador de emprego da FGV avança 4,5 pontos em abril
• Indicador de emprego da FGV registra menor nível desde agosto de 2020
Janaína também comentou que se surpreendeu com a qualificação dos professores e com o fato de o curso ser gratuito. “O país passa por uma crise enorme de desemprego. Espero que o curso crie oportunidades para as pessoas que não têm experiência na área, mas muita vontade de aprender e ajudar o próximo”, enfatizou.
Para o Superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, um curso de cuidador de idosos atende à necessidade de preparar profissionais para cuidar dessa parcela da população que precisa cada vez mais de atenção. “Um dos nossos objetivos é o de contribuir para a dignidade da pessoa idosa. O outro é proporcionar capacitações de qualidade para oferecer oportunidade de empregabilidade”, enfatizou.
Conteúdo
O curso terá 60 horas/aula, sendo 40 delasde forma remota. O curso inclui disciplinas como Ética Profissional no Cuidado com Idosos, Noções de Anatomia Humana, Fisiologia do Envelhecimento, Envelhecimento humano (psiquismo na 3ª idade, atividades diárias, sexualidade na 3ª idade, nutrição e hidratação do idoso, higiene oral e corporal, sono e repouso, administração de medicamentos, prevenção de lesão, locomoção), noções básicas de curativos, entre outras. As aulas serão ministradas por profissionais das áreas de enfermagem, psicologia e serviço social.