Seg, 10 de Novembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Cursos se alinham à vocação regional

A partir do diagnóstico da Condepe/ Fidem, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco

Manoel Neco é candidato à Prefeitura de Jaboatão dos GuararapesManoel Neco é candidato à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - Foto: Dilvugação

Os critérios para alocar uma escola técnica estadual não se relacionam, apenas, com o critério habitacional. Outras variáveis são levadas em conta para determinar que cursos serão oferecidos em cada unidade. A partir do diagnóstico da Condepe/ Fidem, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco, são observados os arranjos produtivos específicos de cada região. “Oferecer cursos com vocação para a região na qual está instalada a ETE é uma maneira de atender às demandas locais e de contribuir para o desenvolvimento daquelas potencialidades”, observa o secretário Fred Amancio. Ele cita como exemplo as ETE de São Bento do Una e São José do Belmonte, localizadas, respectivamente, a 180km e 430km de distância do Recife. Inauguradas pelo Governo de Pernambuco em 2015, ambas as instituições oferecem cursos técnicos de Agroecologia, em consonância com a atividade forte na região. Na unidade do Agreste, o relevante é constatar que a inclusão do curso foi um pleito da própria comunidade.

O secretário executivo Paulo Dutra rememora que, em 2010, quando a ETE Aderico Alves de Vasconcelos, em Goiana, foi inaugurada, o curso que foi oferecido era o de Hospedagem. “Na época, havia a perspectiva de se instalar uma rede de hotelaria na região, o que não se concretizou. O que fizemos? Esperamos terminar o prazo regulamentar de dois anos e, quando chegou a fábrica da Fiat, colocamos o curso de eletrotécnica”, diz.

Veja também

Newsletter