Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Da energia à vontade de ir ao banheiro: o que uma xícara de café faz no seu corpo minuto a minuto

Efeitos estimuladores da cafeína começam logo após 10 minutos do consumo, e para a maioria das pessoas começam a desaparecer uma ou duas horas depois

CaféCafé - Foto: Pixabay

O café faz parte da rotina da maioria das pessoas. Uma xícara ao acordar, outra depois do almoço para dar um gás no trabalho. Para muitos, é praticamente impossível aguentar o dia inteiro sem o auxílio da cafeína.

Mas afinal, o que a bebida faz no organismo após ser ingerida?

Primeiros 10 minutos
Segundo reportagem do jornal britânico DailyMail, o café começa a fazer efeito já 10 minutos após o primeiro gole. Duane Mellor, da Associação Dietética Britânica, afirma que isso reflete a rapidez com que a cafeína é absorvida na corrente sanguínea por partes do sistema digestivo.

Ele explica que é possível absorver um pouco pela boca e pelo estômago, mas a maior parte ocorre no início intestino. E é justamente depois que a cafeína é absorvida que a pessoa sente o aumento de energia tão buscado pela bebida.

No entanto, os especialistas explicam que esse “impulso” na verdade é um pouco enganador. Porque a cafeína não fornece energia de fato; em vez disso, funciona impedindo que seu corpo interaja com a adenosina, uma substância química que gera a sensação de cansaço.

A cafeína tem uma estrutura química que se assemelha à da adenosina, por isso se encaixa como uma chave numa fechadura para bloquear os receptores de adenosina no corpo. Isso evita que a molécula gere o seu efeito de cansaço, deixando os consumidores do café mais acordados.

Depois de 20 minutos
Mellor explica que a cafeína, após 20 a 30 minutos da sua ingestão, também desencadeia um aumento na pressão arterial, algo que dura até cerca de quatro horas depois da sua ingestão.

Ele afirma que isso ocorre porque a substância faz com que os vasos sanguíneos se contraiam. Consequentemente, o corpo eleva a frequência cardíaca. Embora um efeito na maioria das vezes temporário, é ele que leva autoridades de saúde a não recomendarem tomar mais de quatro xícaras de café por dia.

Após 45 minutos
Segundo Mellor, os efeitos da cafeína atingem o pico aos 45 minutos. Nesse momento, é possível desfrutar dos maiores benefícios em relação à sensação de mais energia e da melhora na concentração.

Após 60 minutos
Depois de uma hora de tomar café, surge um outro efeito, indesejado, o diurético. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, isso acontece porque a cafeína inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH), o que faz com que os rins não reabsorvam tanto a água e provoque mais vontade de urinar.

Mas não é apenas fazer mais xixi que pode ser um resultado da ingestão da cafeína. A substância também pode ativar de forma mais significativa as contrações do cólon, o que empurra o conteúdo dentro do intestino grosso. Por isso, muitas pessoas ficam com vontade de evacuar após beber café.

90 minutos e depois
O tempo que a cafeína leva para ser metabolizada varia de pessoa para pessoa. No entanto, Mellor afirma que para a maioria os efeitos estimuladores da cafeína começam a desaparecer uma ou duas horas depois.

Ainda que ela não tenha sido eliminada do organismo, já que ela pode permanecer até 12 horas no corpo, a pessoa começa a sentir uma sensação de cansaço e falta de concentração. Isso porque a adenosina, que antes não estava se ligando aos receptores, agora passa a conseguir novamente e provocar a fadiga.

Veja também

Instituto Pipa promove evento com soluções inovadoras para habitação com foco na primeira infância
Debate

Instituto Pipa promove evento com soluções inovadoras para habitação com foco na primeira infância

EUA sanciona sogro de Bashar al Assad
síria

EUA sanciona sogro de Bashar al Assad

Newsletter