Coronavirus

De Beyoncé a Luiz Gonzaga: veja shows históricos disponíveis nas plataformas

Em meio à pandemia de coronavírus, a reportagem da Folha selecionou shows nacionais e internacionais que fizeram história

Shows antigos e recentes fizeram históriaShows antigos e recentes fizeram história - Foto: Netflix/TV Brasil

Subir ao palco pode ser mais que um ato de performar. Assim como há músicas, álbuns e filmes musicais que marcam época, também há shows e espetáculos que ficaram vivos na cultura contemporânea. Em meio ao isolamento por causa do coronavírus, a reportagem da Folha de Pernambuco selecionou apresentações de artistas, ao vivo, que marcaram história e estão disponíveis nas plataformas digitais.

Leia também: 
Discos para movimentar os ouvidos e o coração
O Museu do Homem do Nordeste e o Engenho Massangana já podem ser visitados online

De João Nogueira a Luiz Gonzaga, de Michael Jackson à Beyoncé: são shows nacionais e internacionais considerados importantes por terem deixado legado artístico, histórico e político na cultura popular.

Último show de João Nogueira na televisão brasileira (1999)

 


O espetáculo “Clássicos do Samba”, gravado para a TVE-RJ, é o último show completo do cantor e sambista João Nogueira na televisão brasileira. Ele veio a falecer no ano 2000. O sambista se apresentou no Teatro Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1999, e interpretou músicas importantes para o gênero como "Espelho", "Súplica", "Poder da Criação", "Forças da Natureza", "Nó na Madeira" e "Além do Espelho”. O show está entre na série “Grandes Espetáculos”, disponível no canal da TV Brasil, de comunicação pública, no Youtube.

Luiz Gonzaga no “Chão de Estrelas” (1983)

 

Uma das raridades encontradas de um dos maiores expoentes da cultura nordestina, o show do cantor Luiz Gonzaga no programa “Chão de Estrelas”, na antiga TVE-RJ, pode ser acessado também no canal da TV Brasil. No espetáculo, o artista apresenta clássicos da carreira, como “A Missa Do Vaqueiro”, "Tamborete De Forró", "Paraíba Masculina" e "Respeito A Januário". O registro audiovisual é de 1983.

Elza Soares em “Deus é Mulher”, no Teatro Castro Alves (2019)

 

Elza Soares, em um dos trabalhos marcantes da carreira, apresentou a turnê “Deus é Mulher”. A TVE Bahia, de comunicação pública do estado baiano, fez o registro do show no Teatro Castro Alves, uma das casas mais importantes da cultura nacional.

Beyoncé e a cultura negra no Coachella (2018)


O que acontece quando uma mulher negra é convidada como a artista principal do maior festival de música norte-americano pela primeira vez? A texana Beyoncé, com 36 anos na época, reverenciou o intelecto e a cultura das universidades negras dos Estados Unidos. A apresentação é considerada a maior, até então do Festival Coachella, e serviu de base para o documentário “Homecoming”, na Netflix. Nele, a artista detalha os processos criativos, o show completo e o desafio de sustentar um espetáculo após uma gravidez de gêmeos.

O Rei do Pop no Wembley, em Londres (1988)

 

 


Neste show, que é tido como um dos maiores da carreira de Michael Jackson, há um público de mais de 72 mil pessoas no antigo estádio nacional de Wembley, em Londres, na Inglaterra. Dentre o público, a Princesa Diana e o Príncipe Charles, da realeza britânica. O show completo pode ser visto no canal do artista, no Youtube.

Madonna na “Confessions Tour” (2006)


A “Confessions Tour” é a sétima turnê de Madonna, considerada a rainha do pop. Além de divulgar o décimo álbum de estúdio da cantora, o “Confessions on a Dance Floor”, os shows foram marcados pelo grande alcance de público e de crítica. Durante uma das passagens, Madonna performa “Live to Tell” pendurada numa cruz. Enquanto é levantada, surge o número de crianças que ficaram órfãs por causa da pandemia do HIV/AIDS na África. O registro da turnê pode ser alugado no Itunes, plataforma da Apple.

Prince no Super Bowl (2007)

 

 

Principal evento televisionado nos Estados Unidos, o Super Bowl é marco na carreira de quem passa pelos palcos. Um deles foi Prince, em 2007, em uma das apresentações mais aclamadas pela crítica. Nela, ele canta clássicos como "We Will Rock You", "Let's Go Crazy", "Baby I'm a Star", "Proud Mary", "All Along the Watchtower", "Best of You" e"Purple Rain".


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina
Vacina

Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina

Senado aprova uso de recursos para compra de máscaras e álcool
notícias

Senado aprova uso de recursos para compra de máscaras e álcool