Opinião

De dentro de si (1)

Nós, mortais, vivemos um momento, digamos, complexo. Caberiam outros adjetivos e expressões como tá f...! (impublicável). Se pudéssemos trazer para os tempos atuais a sociedade que viveu na 1ª metade do Séc. XX, a grande maioria pegaria o trem de volta: não saberiam como lidar e conviver com essas coisas (“coisas” é apenas força de expressão) que estão aí. Temendo ser apanhado por uma bala perdida ou por um vírus ou cair de susto ou de vício, fui buscar no fundo do baú a história de Judith e Tonho. Recuei porque não tenho os outros 50% dos direitos autorais para publicar; se tentasse, correria o risco de bater as botas antes da hora combinada. Causa mortis: um olhar. No velório a música tema seria aquela de Adoniran Barbosa (2).

Tinha duas opções: comentar sobre a tese defendida por milhões de pessoas (no Brasil) de que a terra é plana. Não vou fazer, não vale a pena. O fato trouxe à lembrança um outro, de construtora que andou vendendo apartamentos de alto padrão, em Natal (RN). O diferencial: era possível ver a África dos últimos andares. Houve quem acreditasse. Não deu pra ver o continente africano mas dá pra ver a Ponte Newton Navarro, que fica a caminho da Zona Norte, a cerca de 5 Km do prédio-luneta.

Outro assunto é a tal da linguagem neutra. O brasileiro escreve e fala mal a sua língua, até porque, convenhamos, o português não é para amadores. Aí, surgem uns cérebros brilhantes, apresentam a oficialização dessa coisa que vem sendo defendida por uns - como direi? - xiitas. Uma professora da capital capixaba, dirigiu-se a seus alunos com “todes bem-vindes”. Se era para conquistar um minuto de fama, conseguiu. Uma vereadora não sei de onde e uma teacher baiana saíram em defesa da primeira, dizendo que “a língua está em processo de mudança 24h por dia, por isso, transformações sempre são bem-vindas”. Quem não concordou foram os pais, jotacêpê (eu), boa parte dos professores e o MP.

Se essa fosse a “lei”, cada grupo ou cada região poderia criar a sua linguagem própria {ouçam a letra/música “ABC do Sertão” (4), de Zé Dantas/Luiz Gonzaga} e torná-la oficial. Bem ou mal, são os órgãos oficiais que definem as mudanças e é assim que deve ser. Aliás, pra fazer inveja às duas professorinhas, tenho em meu poder uma edição de 1975, do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, com dedicatória e assinatura do autor: Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. As professorinhas precisavam ver a quantidade de pessoas que trabalharam na construção daquele livro, que começou com 1.500 páginas (hoje tem mais de 2.700): dezenas de especialistas em antropologia, música, construção naval, zoologia, engenharia, religião, turfe e o diabo a quatro, sem contar os assistentes (5) e auxiliares (2). E agora, vem essa turma tentar empurrar por goela abaixo os “todes”, “dili”, “dely”, “obrigadx”. Vão estudar o latim, respeitem a memória de Antônio Houaiss e do Mestre Aurélio.

Com tudo isso, resolvi absorver a filosofia (não sei se posso chamar assim) sisu, que é adotada pelo povo nórdico. Representa força de vontade, perseverança, resiliência. O(a) sisu é santo remédio para controlar o estresse, aguentar as adversidades e deve ser usado para afastar o medo, alimentar a determinação, espantar a insegurança, e assustar a burrice e a ignorância (os dois últimos são por minha conta). Deve ser aplicado sempre em sintonia com os nossos valores, nos forçando a ser verdadeiros com nossas raízes e honestos com nossos princípios. Peço desculpas, porque, com isso, já se sabe que não dá pra todo mundo. Enfim, é um chamado à vida. Nesses dias “nublados”, vamos adotar o sisu como princípio, como objetivo. Talvez dê certo. Sisu pra todos.

(1) Sisu
(2) Teu olhar mata mais do que bala de carabina, que veneno,  estricnina, que peixeira de baiano, teu olhar mata mais que atropelamento de automover, mata mais que bala de revórver...” (‘Tiro ao Álvaro’, Adorinan Barbosa).
(3) Lá no meu sertão pro caboco lê/Tem que aprender um outro ABC/O J é ji, o L é lê/O S é si, mas o R tem nome de rê/Até 



*Executivo do segmento shopping centers
[email protected]


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação. 

Veja também

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante
CONFLITOS

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Conflito

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Newsletter