Espaço

De milionário a sobrevivente de câncer: quem viaja na missão SpaceX?

Os quatro passageiros que personificam a abertura do espaço ao público viajam na missão batizada de Inspiration4

Transporter-2 mission da Space XTransporter-2 mission da Space X - Foto: Flickr/SpaceX

A SpaceX colocará em órbita pela primeira vez nesta quarta-feira (15) uma tripulação sem nenhum astronauta profissional a bordo. 

Os quatro passageiros que personificam a abertura do espaço ao público viajam na missão batizada de Inspiration4. 

O bilionário Jared Isaacman está por trás do projeto. Foi ele quem encomendou a viagem, pagou todas as despesas e convidou três anônimos, não com base em um processo seletivo, mas com um critério peculiar: cada vaga terá um valor atribuído.
 

Jared Isaacman, piloto bilionário
 
Isaacman é o comandante da missão. 

O americano de 38 anos é fundador e CEO da Shift4 Payments, que oferece a comerciantes e restaurantes um serviço de processamento de transações com cartão bancário. Ele criou a empresa aos 16 anos no porão de sua casa. 

Fã de aviação, detém o recorde de volta ao mundo em um jato leve e está qualificado para pilotar diversos aviões militares. Em 2012, ele fundou uma academia de treinamento para pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos chamada Draken International.

Casado e pai de dois filhos, sempre foi apaixonado pela exploração espacial. 

Em 2008, ele presenciou a partida de um foguete do Cazaquistão com um dos primeiros turistas a visitar a estação espacial ISS, Richard Garriott. Foi depois dessa experiência que ele contatou a SpaceX. 

Seu assento na nave representa "liderança".

Hayley Arceneaux, sobrevivente de câncer 
Quando criança, Hayley Arceneaux recebeu tratamento para câncer ósseo no Hospital St. Jude em Memphis, Tennessee, para o qual Isaacman organizou uma arrecadação de fundos. Atualmente, ela trabalha no local como assistente médica. 

Aos 29 anos, ela será a mais jovem americana a orbitar o planeta e a primeira pessoa com uma prótese a viajar para o espaço. 

Ela será a encarregada da saúde na missão. Sua vaga representa "esperança".

Sian Proctor, professora e candidata a astronauta 
Sian Proctor, 51 anos, ensina geologia em uma pequena faculdade do Arizona. 

Ela nasceu em Guam e seu pai trabalhou na Nasa durante as missões Apollo. No Havaí, ela participou de um experimento de simulação de vida em Marte e se candidatou duas vezes para se tornar astronauta da Nasa. 

Em 2009, ficou entre os 12 finalistas de mais de 3.500 candidatos. Será a quarta mulher negra enviada ao espaço. Ela será piloto da missão auxiliando o comandante. 

Ela ganhou sua vaga, que representa "prosperidade", criando um site de vendas on-line vinculado ao espaço como parte de uma competição organizada pela empresa de Isaacman.

Chris Sembroski, veterano da Força Áerea
O veterano da Força Aérea dos Estados Unidos Chris Sembroski tem 42 anos e serviu no Iraque. Atualmente, ele trabalha na indústria aeronáutica para a companhia Lockheed Martin. 

Ele foi selecionado para a missão após fazer uma doação ao Hospital St. Jude. 

Sua vaga na nave representa "generosidade". Suas tarefas serão ajudar no gerenciamento da carga a bordo e nas comunicações com a Terra.

Veja também

Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
BRASIL

Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas

Pernambuco ganha lei que concede anistia de IPVA vencidos em 2020 para motos
QUITAÇÃO DE DÍVIDAS

Pernambuco ganha lei que concede anistia de IPVA vencidos em 2020 para motos