De peito aberto em defesa de Lula

Sílvio Costa desafia os políticos governistas a fazerem a defesa de Serra, Aécio e outros líderes do PSDB

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

Da mesma forma que procedeu em relação a Dilma, o deputado Sílvio Costa tornou-se na Câmara Federal o mais ardoroso defensor da inocência do ex-presidente Lula, réu em quatro ações penais por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No processo de impeachment da ex-presidente, o deputado pernambucano não teve medo do isolamento. Assumiu de peito aberto a defesa dela, chamando-a de “mulher digna” que estava sendo apeada do poder sem ter cometido o crime de que era acusada - de responsabilidade. Em relação a Lula ele diz a mesma coisa. Que não há uma só prova de que o apartamento tríplex na praia do Guarujá seja de propriedade dele e invoca o fato de o ex-executivo da OAS, Léo Pinheiro, tê-lo dado em garantia numa operação bancária. E, para provocar os governistas, afirma o seguinte: “Eu tenho coragem de defender Lula. Mas cadê vocês que não fazem a mesma coisa em relação a Serra, Aécio e outros líderes do PSDB?”

Campeão de cirurgias

Após período de licença convalescendo de uma cirurgia na perna (trombose), o prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho (PMDB), voltou a dar expediente na prefeitura na última terça-feira. Ele já se submeteu a 16 cirurgias e por isso não tem mais medo de anestesia geral. O que ainda o assusta é a situação como recebeu a prefeitura do antecessor Fred da Caixa (PTB): “completamente destroçada”.

Confusão >
Ainda não está suficientemente clara a posição do governador Paulo Câmara sobre a reforma previdenciária que foi proposta ao Congresso pelo presidente Michel Temer. Suas opiniões externadas ontem sobre o projeto não são exatamente as mesmas do dia anterior, quando considerou “precipitada” a decisão do PSB de fechar questão contra a matéria.

Morte > Morreu ontem em Brasília aos 79 anos de idade o jornalista Carlos Chagas, pai da também jornalista Helena Chagas que foi ministra de Dilma Rousseff. Chagas foi colunista político do “Estadão” durante muitos anos e grande amigo do ex-deputado Fernando Lyra.

Comissão >
Humberto Costa (PT) foi um dos signatários do requerimento do colega Paulo Paim (PT-RS) propondo a instalação, no Senado, da “CPI da Previdência”. Será boa oportunidade para desmistificar a tese de que a Previdência é superavitária, quando até as pedras de Brasília sabem que ela está quebrada.

Fechamento >
Os ministros Roberto Freire (Cultura) e Raul Jungmann (Defesa), ambos do PPS, defendem o fechamento de questão a favor da reforma da Previdência, mas temem que a orientação do líder na Câmara, Diego Garcia (PR), não seja obedecida pelos outros 7 deputados.

O dono >
Diz o deputado Sílvio Costa (PTdoB) que uma das melhores coisas do Brasil é ser “dono” de partido político (para ter direito a recursos do fundo partidário) e de sindicato (para ter direito ao imposto sindical) “e Paulinho da Força tem logo os dois. Preside o Solidariedade e a Força Sindical”.

Veja também

Médicos são os primeiros vacinados com a dose de Oxford no Brasil
VACINAÇÃO

Médicos são os primeiros vacinados com a dose de Oxford no Brasil

Primeiras doses da vacina AstraZeneca/Oxford chegam a Pernambuco neste domingo
VACINAÇÃO

Primeiras doses da vacina AstraZeneca/Oxford chegam a Pernambuco neste domingo