Debate e exposição resgatam história da higiene corporal

Com uma live no perfil da oficial da Fundaj no Instagram, a pesquisadora Cibele Barbosa comenta o texto “Histórias de higiene corporal e propaganda: a coleção de estampas do sabonete Eucalol”

Programação começa a partir das 18hProgramação começa a partir das 18h - Foto: Divulgação/Fundaj

No Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado nesta terça-feira (5), uma programação especial movimenta os canais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) na internet. Com uma vídeo transmissão no perfil da oficial da Fundaj no Instagram, a pesquisadora Cibele Barbosa, do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade (Cenibra), comenta o texto “Histórias de higiene corporal e propaganda: a coleção de estampas do sabonete Eucalol”, publicado na coluna Villa Coletiva da Revista Coletiva.

O artigo, que faz um resgate histórico sobre questões relacionadas à higiene, abrange os hábitos de limpeza do corpo em diferentes períodos da história da sociedade ocidental, incluindo o momento atual. Na transmissão ao vivo, que contará com a mediação do arquiteto e urbanista Cristiano Borba, serão debatidas as mudanças de hábitos, relacionando a higiene corporal à publicidade através do resgate de rótulos antigos dos sabonetes Eucalol.

Leia também:
Anvisa publica lista com produtos que podem substituir o álcool 70%
Experimento que incentiva crianças a lavarem as mãos viraliza na internet

De acordo com a pesquisadora, as famílias só adquiriram o hábito de comprar sabonetes com a chegada do século XX. "Pretendemos debater e associar a prática de lavar as mãos com a publicidade, destacando as mais de 900 estampas do sabonetes Eucalol, preservadas no Cehibra (Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade)”, afirmou Cibele.

Além dos debates, a programação conta com o lançamento de uma vídeo-galeria, na qual serão mostradas as peças publicitárias dos sabonetes Eucalol. O acervo contou com a curadoria de imagens da pesquisadora e ficará disponível no canal Fundação Joaquim Nabuco no YouTube.

A programação aproveita o contexto para reforçar a conscientização acerca da importância da higiene pessoal em tempos de pandemia. Para o mediador do debate, Cristiano Borba, o resgate de elementos históricos se faz necessário no contexto atual. “A necessidade de isolamento social, provocada pela atual epidemia, trouxe consigo uma nova percepção do mundo. Nestas horas, é importante olhar para experiências anteriores da nossa bagagem social e histórica, e ver como situações semelhantes mexeram com nossos hábitos", disse Cristiano.

Serviço
Vídeo Transmissão com a pesquisadora Cibele Barbosa sobre o tema da Revista Villa Coletiva. Mediação do arquiteto e urbanista Cristiano Borba; 18h, no Instagram da Fundaj (@fundajoficial)

Lançamento da vídeo-galeria de propagandas dos sabonetes Eucalol, no canal do Youtube da Fundaj.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Maior ataque suicida em Bagdá em três anos mata ao menos 32 pessoas
Terrorismo

Maior ataque suicida em Bagdá em três anos mata ao menos 32 pessoas

Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputinik V
Covid-19

Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputinik V