Notícias

Debate e exposição resgatam história da higiene corporal

Com uma live no perfil da oficial da Fundaj no Instagram, a pesquisadora Cibele Barbosa comenta o texto “Histórias de higiene corporal e propaganda: a coleção de estampas do sabonete Eucalol”

Programação começa a partir das 18hProgramação começa a partir das 18h - Foto: Divulgação/Fundaj

No Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado nesta terça-feira (5), uma programação especial movimenta os canais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) na internet. Com uma vídeo transmissão no perfil da oficial da Fundaj no Instagram, a pesquisadora Cibele Barbosa, do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade (Cenibra), comenta o texto “Histórias de higiene corporal e propaganda: a coleção de estampas do sabonete Eucalol”, publicado na coluna Villa Coletiva da Revista Coletiva.

O artigo, que faz um resgate histórico sobre questões relacionadas à higiene, abrange os hábitos de limpeza do corpo em diferentes períodos da história da sociedade ocidental, incluindo o momento atual. Na transmissão ao vivo, que contará com a mediação do arquiteto e urbanista Cristiano Borba, serão debatidas as mudanças de hábitos, relacionando a higiene corporal à publicidade através do resgate de rótulos antigos dos sabonetes Eucalol.

Leia também:
Anvisa publica lista com produtos que podem substituir o álcool 70%
Experimento que incentiva crianças a lavarem as mãos viraliza na internet

De acordo com a pesquisadora, as famílias só adquiriram o hábito de comprar sabonetes com a chegada do século XX. "Pretendemos debater e associar a prática de lavar as mãos com a publicidade, destacando as mais de 900 estampas do sabonetes Eucalol, preservadas no Cehibra (Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade)”, afirmou Cibele.

Além dos debates, a programação conta com o lançamento de uma vídeo-galeria, na qual serão mostradas as peças publicitárias dos sabonetes Eucalol. O acervo contou com a curadoria de imagens da pesquisadora e ficará disponível no canal Fundação Joaquim Nabuco no YouTube.

A programação aproveita o contexto para reforçar a conscientização acerca da importância da higiene pessoal em tempos de pandemia. Para o mediador do debate, Cristiano Borba, o resgate de elementos históricos se faz necessário no contexto atual. “A necessidade de isolamento social, provocada pela atual epidemia, trouxe consigo uma nova percepção do mundo. Nestas horas, é importante olhar para experiências anteriores da nossa bagagem social e histórica, e ver como situações semelhantes mexeram com nossos hábitos", disse Cristiano.

Serviço
Vídeo Transmissão com a pesquisadora Cibele Barbosa sobre o tema da Revista Villa Coletiva. Mediação do arquiteto e urbanista Cristiano Borba; 18h, no Instagram da Fundaj (@fundajoficial)

Lançamento da vídeo-galeria de propagandas dos sabonetes Eucalol, no canal do Youtube da Fundaj.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Fé e devoção marcam programação da Semana Santa na RMR a partir desta Quinta-feira Santa (28)
Religiosidade

Fé e devoção marcam programação da Semana Santa na RMR a partir desta Quinta-feira Santa (28)

Como a estrutura para crimes do jogo do bicho foi também usada para matar Marielle
MARIELLE FRANCO

Como a estrutura para crimes do jogo do bicho foi também usada para matar Marielle

Newsletter