Covid-19

Defensoria Pública de Pernambuco atua na campanha de vacinação contra a Covid-19

Disponibilização de um caminhão baú auxilia na distribuição de insumos, equipamentos hospitalares e medicamentos no Estado

O empréstimo do veículo  também conta com a disponibilidade de um motorista para as açõesO empréstimo do veículo também conta com a disponibilidade de um motorista para as ações - Foto: Divulgação/DPPE

A Defensoria Pública do Estado disponibiliza um caminhão baú para dar suporte à campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. O empréstimo do veículo para a Secretaria Estadual da Saúde (SES-PE) também conta com a disponibilidade de um motorista para as ações, ficando à disposição por tempo indeterminado na logística de distribuição de insumos, equipamentos hospitalares e de medicamentos para toda a rede pública de saúde.

“A Defensoria, apesar de ser um órgão que tem a sua autonomia administrativa e financeira, de toda forma, continua realizando diversos parceiros, e o Estado é um deles. Dentro dessa realidade, quando a gente percebe a dificuldade de praticar qualquer tipo de ação que vai envolver qualquer outro poder ou organização, tentamos fazer uma atuação em conjunto”, disse  o subdefensor público-geral, Henrique Seixas.  

Em atividade desde o início de fevereiro, o veículo percorreu municípios como Garanhuns, Arcoverde, Caruaru, Afogados da Ingazeira e São José do Egito. Ainda de acordo com o subdefensor, já existe uma parceria de ações entre a Secretaria Estadual de Saúde e Defensoria Pública, principalmente quando há a necessidade de locomoção e distribuição de insumos.

“Nada mais justo no momento em que todos estão passando pela maior dificuldade, que é justamente na distribuição de insumos e das vacinas, a Defensoria também se colocar à disposição da Secretaria de Saúde para auxiliar na distribuição, já que a gente sabe que o estado de Pernambuco além de ser grande, também tem algumas dificuldades de acesso”, completou.
 


O superintendente de Patrimônio e Apoio Logístico da Secretaria Estadual da Saúde, Bruno Araújo, afirma que apesar de haver contrato com uma empresa de transporte, diante do momento atípico atual, surgiu a necessidade de contatar a Defensoria, em razão da extensão dos serviços. 

“Com a chegada da pandemia, além das tarefas rotineiras de logística, a demanda se intensificou por causa também da vacina. E a Secretaria de Saúde entrou em contato com a Defensoria, solicitando um apoio logístico. De maneira muito célebre, um caminhão com um motorista foi cedido pela Instituição. A Secretaria agradece, pois esse suporte auxilia o transporte dos insumos e só assim vamos cumprir a missão de fazer as entregas em todo o Estado”, declara. 

 

 

Veja também

Em dois anos Brasil apreende 114 milhões de maços de cigarro oriundo de contrabando
Fiscalização

Em dois anos Brasil apreende 114 milhões de maços de cigarro oriundo de contrabando

Mortes de grávidas e puérperas por Covid-19, no Brasil, dobram em 2021
Pandemia

Mortes de grávidas e puérperas por Covid-19, no Brasil, dobram em 2021