Inmet

Pernambuco e mais 4 estados do Nordeste têm alerta de chuva intensa até o fim de semana

No sábado (28) e domingo (29) o volume de chuva podem ultrapassar, pontualmente os 100 mm/dia

Chuvas fortes no RecifeChuvas fortes no Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de chuvas intensas no litoral do Nordeste até o final desta semana. Os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados.

Segundo o Inmet, nesta sexta-feira (27), a chuva deverá se intensificar em toda a faixa litorânea do Rio Grande do Norte e atingir o litoral norte do Ceará. Deverá voltar a chover forte no final do dia também na Paraíba e em Pernambuco.

O Inmet alerta que no sábado (28) e domingo (29) o volume de chuva podem ultrapassar, pontualmente os 100 mm/dia.
 

Em Pernambuco, foram registradas, nos últimos dias, ocorrências de deslizamentos de terra em sete municípios. Até o momento, duas pessoas morreram e uma está desaparecida em Olinda. Outras duas pessoas ficaram levemente feridas na cidade de Camaragibe.

Ontem, a Defesa Civil do Recife informou que, de terça (24) a quarta-feira (25), foram registradas chuvas que chegaram a 258 mm em algumas partes da cidade, quase 80% do total previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Famílias desabrigadas

Até o momento, cerca de 65 famílias estão desabrigadas e 12 famílias desalojadas. As desabrigadas foram acolhidas em equipamentos comunitários, nos bairros da Linha do Tiro, Coqueiral, Várzea e Campina do Barreto, enquanto que as famílias desalojadas estão em casas de amigos e parentes.

Para o atendimento à população de rua, a prefeitura decidiu que o atendimento oferecido no Abrigo Noturno Irmã Dulce passará a funcionar 24h, e não apenas no período da noite.

Em Alagoas, o governador Paulo Dantas, disse que vai editar um decreto de situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a noite de terça-feira (24). De acordo com o governo do estado, é grande o número de desabrigados nos municípios.

Em Maceió, capital do estado, na noite desta quinta-feira, foram registradas 28 ocorrências, a maioria por deslizamentos de terra, mas sem vítimas. Em 72h, já são 168 ocorrências atendidas; 75 família desalojados, das quais, 5 estão em abrigo municipal.

A previsão é de continuidade das chuvas. Os pluviômetros registraram 145 mm nas últimas 24h e 289 mm em 72h.

A orientação para os moradores das regiões afetadas é buscar informações nas defesas civis locais. Além disso, é importante ficar atento aos alertas enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial). Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros, no 193.

“A Defesa Civil Nacional solicita que a população cadastre os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS”, informou o órgão.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias no Recife, segundo o Inmet:

Sexta-feira (27)
Previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva. Máxima esperada de 28ºC e mínima de 23ºC. 

Sábado (28)
Tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Máxima esperada de 27ºC e mínima de 23ºC. 

Domingo (29)
Previsão de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Máxima esperada de 27ºC e mínima de 22ºC.

Veja também

Pernambuco confirma mais seis mortes e 2.911 casos de Covid-19
Coronavírus

Pernambuco confirma mais seis mortes e 2.911 casos de Covid-19

Chefes da diplomacia de EUA e China se reúnem em Bali esta semana
Relações internacionais

Chefes da diplomacia de EUA e China se reúnem em Bali esta semana