Inmet

Pernambuco e mais 4 estados do Nordeste têm alerta de chuva intensa até o fim de semana

No sábado (28) e domingo (29) o volume de chuva podem ultrapassar, pontualmente os 100 mm/dia

Chuvas fortes no RecifeChuvas fortes no Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de chuvas intensas no litoral do Nordeste até o final desta semana. Os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados.

Segundo o Inmet, nesta sexta-feira (27), a chuva deverá se intensificar em toda a faixa litorânea do Rio Grande do Norte e atingir o litoral norte do Ceará. Deverá voltar a chover forte no final do dia também na Paraíba e em Pernambuco.

O Inmet alerta que no sábado (28) e domingo (29) o volume de chuva podem ultrapassar, pontualmente os 100 mm/dia.
 

Em Pernambuco, foram registradas, nos últimos dias, ocorrências de deslizamentos de terra em sete municípios. Até o momento, duas pessoas morreram e uma está desaparecida em Olinda. Outras duas pessoas ficaram levemente feridas na cidade de Camaragibe.

Ontem, a Defesa Civil do Recife informou que, de terça (24) a quarta-feira (25), foram registradas chuvas que chegaram a 258 mm em algumas partes da cidade, quase 80% do total previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Famílias desabrigadas

Até o momento, cerca de 65 famílias estão desabrigadas e 12 famílias desalojadas. As desabrigadas foram acolhidas em equipamentos comunitários, nos bairros da Linha do Tiro, Coqueiral, Várzea e Campina do Barreto, enquanto que as famílias desalojadas estão em casas de amigos e parentes.

Para o atendimento à população de rua, a prefeitura decidiu que o atendimento oferecido no Abrigo Noturno Irmã Dulce passará a funcionar 24h, e não apenas no período da noite.

Em Alagoas, o governador Paulo Dantas, disse que vai editar um decreto de situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a noite de terça-feira (24). De acordo com o governo do estado, é grande o número de desabrigados nos municípios.

Em Maceió, capital do estado, na noite desta quinta-feira, foram registradas 28 ocorrências, a maioria por deslizamentos de terra, mas sem vítimas. Em 72h, já são 168 ocorrências atendidas; 75 família desalojados, das quais, 5 estão em abrigo municipal.

A previsão é de continuidade das chuvas. Os pluviômetros registraram 145 mm nas últimas 24h e 289 mm em 72h.

A orientação para os moradores das regiões afetadas é buscar informações nas defesas civis locais. Além disso, é importante ficar atento aos alertas enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial). Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros, no 193.

“A Defesa Civil Nacional solicita que a população cadastre os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS”, informou o órgão.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias no Recife, segundo o Inmet:

Sexta-feira (27)
Previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva. Máxima esperada de 28ºC e mínima de 23ºC. 

Sábado (28)
Tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Máxima esperada de 27ºC e mínima de 23ºC. 

Domingo (29)
Previsão de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Máxima esperada de 27ºC e mínima de 22ºC.

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato