Logo Folha de Pernambuco
ATAQUE

Defesa Civil de Gaza anuncia 31 mortes por disparos israelenses perto de centro de ajuda

O ataque aconteceu enquanto civis palestinos esperavam para receber comida

Mulher chora ao lado do corpo do fotojornalista palestino Moamen Abu AloufMulher chora ao lado do corpo do fotojornalista palestino Moamen Abu Alouf - Foto: Omar Al-Qattaa / AFP

A agência de Defesa Civil de Gaza informou que 31 pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas nesta quarta-feira (11), quando tropas israelenses abriram fogo contra um grupo que aguardava para entrar em um centro de distribuição de alimentos.

"Transportamos ao menos 31 mártires e quase 200 feridos, como resultado dos disparos de tanques e drones israelenses contra milhares de cidadãos (...) quando iam receber comida do centro de ajuda americano", declarou à AFP o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Bassal.

O Exército israelense ainda não respondeu ao pedido de comentários da AFP.

As restrições à imprensa na Faixa de Gaza e as dificuldades de acesso ao local impedem que a AFP consiga verificar de forma independente os números anunciados pela agência de Defesa Civil.

Bassal afirmou que milhares de palestinos estavam reunidos desde 2h00 com a esperança de chegar ao centro de distribuição apoiado pelos governos dos Estados Unidos e de Israel.

"Tanques israelenses dispararam várias vezes e, por volta das 5h30, intensificaram o fogo, coincidindo com o intenso fogo de drones contra civis", explicou.

Vários incidentes fatais foram registrados desde a abertura, em 27 de maio, em Gaza, de centros administrados pela GHF, uma organização de financiamento opaco apoiada por Estados Unidos e Israel.

A ONU se recusa a trabalhar com esta organização, por considerar que a GHF não cumpre os critérios de neutralidade necessários.

Veja também

Newsletter